Cartaz de cinema

Morreu a atriz italiana Gina Lollobrigida

Publicado em 16 Jan. 2023 às 18:24, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Obituário)

Morreu a atriz italiana Gina Lollobrigida

Uma das atrizes mais conhecidas do cinema italiano dos anos 50 e 60, morreu em Roma aos 95 anos.

Gina Lollobrigida morreu em Roma aos 95 anos, noticiou a agência de notícias Ansa. Com Sofia Loren, Silvana Mangano, ou Claudia Cardinale, foi uma das maiores representantes do cinema italiano na Europa e também aos EUA, ao longo do século XX.

Nascida num subúrbio romano, trabalhou como modelo e participou em concursos de beleza nos anos que se seguiram à Segunda Guerra Mundial. Ao mesmo tempo, começou a ter pequenos papéis no cinema e no teatro.

Terceira classificada no concurso Miss Itália, em 1947, ficou atrás de duas outra futuras divas do cinema italiano, Lucia Bosè e Gianna Maria Canale.

Em "Toque a Rebate", comédia dramática de Luigi Zampa, teve o primeiro papel de destaque como uma criada que se torna prostituta durante a Guerra.

"As Aventuras de Fanfan la Tulipe" (1952), de Christian Jacque, e "A Grande Ilusão" (1954), de Robert Siodmak, valeram-lhe a estreia em produções internacionais. Em 1955, entrou no filme cujo título lhe serviria de apelido ao longo dos anos, "A Mais Bela do Mundo", comédia romântica de Robert Z. Leonard ambientada na Belle Époque.

Contracenou com Humphrey Bogart em "O Tesouro de África" (1953), de John Houston, o seu primeiro grande filme em inglês, e com Burt Lancaster e Tony Curtis em "Trapézio" (1955), de Carol Reed.

Um dos seus maiores sucessos apareceu no ano seguinte quando foi a Esmeralda de "O Corcunda de Notre Dame" diante do Quasimodo de Anthony Quinn.

Nos anos 1970, começou a dedicar-se ao fotojornalismo, à escultura e, mais tarde, à política. Candidatou-se ao Parlamento Europeu em 1999 e ao senado italiano em 2022, sempre sem sucesso.