Cartaz de cinema

Morreu a atriz e encenadora Fernanda Lapa

Publicado em 6 Ago. 2020 às 12:52, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Obituário, Cinema Português)

Morreu a atriz e encenadora Fernanda Lapa

Com uma longa carreira no teatro, cinema e televisão, era atualmente diretora artística na companhia Escola de Mulheres que fundou em 1995.

Morreu Fernanda Lapa, atriz e encenadora de 77 anos, anunciou a companhia Escola de Mulheres que dirigia desde a fundação, em 1995.

A sua carreira teve início em 1962, no T.A.U.L. (Teatro dos Alunos Universitários de Lisboa). Como atriz profissional, estreou-se no ano seguinte, como parte do elenco fundador da Casa da Comédia, na peça de Almada Negreiros "Deseja-se Mulher", a mesma com que se estreia como encenadora, também na Casa da Comédia, em 1972.

À frente da Escola de Mulheres desde 1995, companhia que fundou com Isabel Medina, Cucha Carvalheiro, Cristina Carvalhal, Aida Soutullo, sempre afirmou que é na encenação que se sente realizada.

No cinema trabalhou com nomes como Arthur Duarte ("Recompensa"), Margarida Gil ("A Luz Incerta" e "Rosa Negra"), Monique Rutler ("Solo de Violino"), Fernando Vendrell ("Pele"), Jorge Paixão da Costa ("O Mistério da Estrada de Sintra"), Tiago Guedes e Frederico Serra ("Entre os Dedos").

Na televisão participou em séries e novelas como "Vingança", "A Impostora", "Doce Fugitiva", "Ballet Rose", "Esquadra de Polícia", ou "O Processo dos Távoras",

Até agosto de 2012 foi ainda Professora Catedrática Convidada e Directora do Conselho do Departamento de Artes Cénicas da Universidade de Évora.

Em 2019 lançou-se na coordenação das Comemorações Nacionais do Centenário de Bernardo Santareno (1920-2020), que tiveram início em janeiro de 2020 e foram interrompidas pela Pandemia da COVID-19.  

Em 2005, a Escola de Mulheres produziu o espectáculo BernardoBernarda, com excertos da obra de Bernardo Santareno. A relação muito próxima e a amizade profunda entre Fernanda Lapa e o autor foi determinante para a concretização desse espectáculo.

Em 2020, cumprindo a vontade da sua diretora, a Escola de Mulheres estreará, a 19 de novembro, a versão cénica de Fernanda Lapa da obra "O Punho".

Foto: João Miguel Rodrigues