Publicado em 19 Abr. 2016 às 10:56, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Europeu)
Roni Elkabetz, atriz, argumentista e realizadora de cinema israelita morreu esta terça-feira aos 51 anos de complicações relacionadas com um cancro.
Elkabetz, um dos nomes mais importantes do atual cinema do seu país, ganhou reconhecimento mundial em 2014 com "Gett: O Processo de Viviane Amsalem", escrito e realizado com o seu irmão Shlomi Elkabetz. Escolhido como o filme do ano em Israel, foi também nomeado para o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro, em 2015.
Derradeira parte de uma trilogia sobre uma mulher presa a uma relação infeliz, "Gett" acompanhava a personagem Viviane ao longo de um processo de divórcio de contornos kafkianos, oscilando sempre entre o trágico e o ridículo das leis rabínicas que regem a dissolução de casamentos em Israel.
Nascida em Beersheba de pais marroquinos, Roni Elkabetz era a mais velha de quatro irmãos. Começou a carreira profissional como modelo para, em 1990, se iniciar como atriz, com presença em produções francesas e israelitas. Em 1995 estreou-se na escrita para cinema e em 2004 realizou o seu primeiro filme.
O seu último trabalho foi a participação no elenco da minissérie francesa "Trepalium", recentemente exibida na RTP2.