Publicado em 5 Set. 2016 às 14:10, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Indústria cinematográfica, Trailers)
Em "Morgan", a criação de um humanóide com níveis avançados de inteligência artificial corre mal quando a criatura ataca os seus criadores.
Aproveitando o tema do filme, a 20th Century Fox estabeleceu uma parceria com a IBM Research que permitiu usar o sistema experimental de aprendizagem Watson que analizou centenas de trailers de filmes de terror e mistério. Com o conhecimento apreendido, o sistema sugeriu os dez melhores momentos de "Morgan" para serem incluídos no trailer que foi depois montado por um cineasta da IBM.
De acordo com a IBM, cada trailer foi segmentado em "momentos" que serviram para Watson verificar os seguintes parâmetros:
1) A análise visual e a identificação das pessoas, objetos e cenários. Em seguida, cada cena, foi etiquetada com uma emoção de entre 24 emoções;
2) Análise do ambiente sonoro - tom de voz das personagens, banda sonora - de forma a entender os sentimentos associados a cada cena;
3) Composição de cada cena. Localização, tipo de enquadramento e iluminação, de forma a permitir a categorização dos tipos de cena que tradicionalmente fazem parte de filmes de suspense e terror.
O resultado foi algo que a IBM e a 20th Century Fox apelidaram de "o primeiro trailer cognitivo", criado para provocar tensão e assustar os espectadores.
Pode vê-lo aqui em baixo: