Cartaz de cinema

MONSTRA 2023: mão cheia de prémios para "Ice Merchants" e vitórias de "Guerra de Unicórnios" e "Apartamento de Cães" nas competições internacionais

Publicado em 26 Mar. 2023 às 18:17, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

MONSTRA 2023: mão cheia de prémios para "Ice Merchants" e vitórias de "Guerra de Unicórnios" e "Apartamento de Cães" nas competições internacionais

O filme "Ice Merchants", de João Gonzalez, sai do 22.º Monstra - Festival de Animação de Lisboa, com cinco prémios, incluindo Melhor Curta-Metragem portuguesa e Prémio do Público.

Nas competições internacionais ganharam "Guerras de Unicórnios", do espanhol Alberto Vázquez, e "Apartamento de Cão", do estoniano Priit Tender, nas longas e curtas-metragens, respetivamente.

"Guerras de Unicórnios" é uma fábula pacifista que narra uma guerra ancestral entre ursinhos e unicórnios.

"Apartamento de Cão", é um absurdo sobre um bailarino decadente deportado para um kolkhoz suburbano.

Premiado na Semana da Crítica em Cannes e nomeado para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação, "Ice Merchants" ganhou também o Annie de Melhor Curta Metragem e o prémio do público, na mesma categoria, do Anima, em Bruxelas.

Outros destaques entre os vencedores incluem o Prémio Especial do Júri e o Prémio do Público na comepetição de longas para "Nayola", de José Miguel Ribeiro, que estreia nos cinemas a 13 de abril.

A edição 2023 do Monstra começou a 15 de março e termina este domingo com a exibição dos filmes do palmarés. Este ano lembraram-se os 100 anos do cinema de animação feito em Portugal e homenageou-se a produção japonesa.