Cartaz de cinema

Monstra 2022: animação em forma de festival regressa a Lisboa

Publicado em 12 Mar. 2022 às 11:30, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Monstra 2022: animação em forma de festival regressa a Lisboa

O Monstra - Festival de Animação de Lisboa começa a 16 de março com uma homenagem à Bulgária e à cultura do leste europeu.

De 16 e 27 de março, a 21.ª edição do Monstra - Festival de Animação de Lisboa apresenta mais de 400 filmes de animação que representam 46 países, incluindo pela primeira vez no festival, o Egito e o Paquistão na competição internacional. As sessões decorrem no Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa, Cinemateca Júnior e Cinema City Alvalade.

Com base no tema "A Animação analógica e digital", a MONSTRA tem como país convidado a Bulgária e comemora os 75 anos de criação do departamento de Animação do então Instituto Nacional da Cinematografia búlgara.

Nesse contexto, está preparada uma retrospectiva profunda daquele cinema pouco divulgado, mas repleto de "pérolas" narrativas, estéticas e cinematográficas. Serão apresentadas obras dos mestres da animação búlgara, como Todor Dinov, Ivan Veselinov, Stoyan Dukov, Slav Bakalov e Nikolay Todorov, e de autores contemporâneos, como Vessela Dantcheva, Andrey Koulev, Dimitar Dimitrov, Pencho Kunchev, Gospodin Nedelchev, Boris Despodov, Andrey Paounov, e Asya Kovanova. E ainda colaborações com importantes estúdios de animação do leste da Europa: o FinFilm, Boyana Film, ou Dido Film Art Pik. Nesta viagem pelo cinema de animação da Bulgária, em 80 filmes, é ainda exibido, em estreia mundial, "To Put It Mildly", do realizador Anri Koulev.

Partindo da programação do país convidado, a MONSTRA faz a ponte com o leste através de uma colaboração única com quatro festivais - Animateka (Eslovénia), Animator (Polónia), Animafest (Croácia) e Animest (Roménia) -, numa secção intitulada "Da Europa de Leste para Portugal".

"Belle" e "Flee" em antestreia nacional

Belle / Ryu to Sobakasu no Hime (2021)

"Belle", de Mamoru Hosoda

Em ante-estreia, e no arranque do Monstra, a 16 de março, "Belle", do japonês Mamoru Hosoda, terá projeção na tela do Cinema São Jorge. Outro filme que marca presença no Monstra 2022 antes de ir para as salas de cinema, em abril, é "Flee - A Fuga", do dinamarquês Jonas Poher Rasmussen. Vencedor do Grande Prémio de Annecy, em França, o docudrama passa na secção DokAnim. É um dos nomeados para os Annie Awards e está presente em três categorias dos Óscares deste ano: Melhor Filme de Animação, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Documentário de Longa-Metragem.

A Competição de Longas-metragens, deste ano, é composta, entre outras películas, por "Ma Famille Afghane", da checa Michaela Pavlátová, "La Traversée", da francesa Florence Miailhe, e "Bob Cuspe", do brasileiro Cesar Cabral. Três filmes distinguidos no Annecy Festival, em 2021.

Do lado da Competição de Curtas-metragens encontramos "Bad Seeds", do canadiano Claude Cloutier, "Bestia" (outro nomeado para os Annie Awards), do chileno Hugo Covarrubias, "The Awakening of the Insects" (arrecadou o prémio Melhor Música Original em Annecy), dos franceses Stéphanie Lansaque e François Leroy, e ainda "Affairs of the Art", da inglesa Joanna Quinn que, além de ter recebido o Prémio Especial de Realização em Annecy, está nomeado, para o Óscar para Melhor Curta-metragem de Animação (a segunda nomeação de Quinn). O Monstra dedica também uma exposição à realizadora.

Os portugueses

Who Can Resist

"Who Can Resist", de Pedro Serrazina

A competir pelo prémio para a melhor curta de animação portuguesa estão 11 filmes produzidos em 2021: "A Boneca de Kafka", de Bruno Simões, "A Criação", de José Xavier, "O Teu Nome É", de Paulo Patrício, "Tom Tom", de João Levezinho, "Degelo" de Susana Miguel António e Filipa Gomes da Costa, "Hillocks", de Maria Constanza Ferreira, "O Voo das Mantas", de Bruno Carnide, "Coalescence", de João Pedro Oliveira, "Who Can Resist?", de Pedro Serrazina, e "O Homem do Lixo", de Laura Gonçalves.

Das secções do festival fazem ainda parte a Competição de Curtas-metragens de Estudantes, Competição Curtíssimas (filmes até 2 minutos) e competição Monstrinha - dedicada aos mais novos e às famílias.

Fora da competição, destaque ainda para um programa especial dedicado ao cinema de animação brasileiro. Através da secção AnimaBR são apresentados "Rio 2096", de Luiz Bolognesi, "O Menino e o Mundo" (um dos cinco filmes nomeados para o Oscar de Melhor Filme de Animação, em 2016), "História antes de uma história", de Wilson Lazaretti, "Tito e os Pássaros", de Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar e André Catoto, e "Bob Cuspe" (que integra a Competição de Longas-metragens), de Cesar Cabral.

Terror, erotismo e exposições

Cut it Out

"Cut it Out", de Inez Kristina

O festival apresenta ainda filmes nas secções TerrorAnim (filmes de animação de terror e fantasia) e Triple X (uma seleção de cinema de animação erótico). A secção Animação Experimental tem, em 2022, a curadoria do festival austríaco Ars Electronica, com um programa de Animação Expandida. A sublinhar também este ano, e em parceria com a Temporada Portugal-França, a Sessão Especial com curtas-metragens dos franceses Émile Reynaud e Émile Cohl, musicadas ao vivo por Jacques Cambras, na Cinemateca Portuguesa.

A 21.ª edição da MONSTRA é ainda colorida por 10 exposições. "Do Outro Lado da Câmara, Os Demónios do Meu Avô" inaugurou a 11 de fevereiro e celebra a 15.ª parceria do festival com o Museu da Marioneta. Neste espaço histórico lisboeta, parte-se à descoberta dos bastidores, entre cenários, personagens e texturas, da primeira longa-metragem nacional em animação de marionetas (stop motion), "Os Demónios do Meu Avô", de Nuno Beato.

Já na Sociedade Nacional de Belas Artes, encontra-se "Desenhos de Animação", viagem através de uma centena de desenhos originais da realizadora inglesa Joanna Quinn; uma exposição dedicada ao realizador búlgaro Anri Koulev, composta por 60 desenhos divididos por três secções: política, erótica e animação; e "10 anos BAP", a partir do percurso de um dos mais promissores e premiados estúdios da nova geração de animadores portugueses.

Em contraste com o BAP, as três décadas da Animanostra, uma das mais antigas e importantes produtoras de cinema de animação em Portugal, são o motivo para uma mostra na Galeria de Santa Maria Maior. Em parceria com o festival CINANIMA, apresenta 11 dos seus mais recentes autores e realizadores que são também ilustradores e criadores de banda desenhada.

Por sua vez, no Cinema São Jorge, estão desenhos e o storyboard de "To Put It Mildly", de Anri Koulev, imagens e cartazes dos filmes portugueses na competição nacional, uma coleção de 10 cartazes do festival de cinema de animação Varna, por autores e designers búlgaros, imagens e personagens do filme italiano sobre reciclagem "Trash" e um excerto da exposição "Os Demónios do Meu Avô".

O Monstra divide-se pelo Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa, Cinemateca Júnior e Cinema City Alvalade. Aos fins de semana, as sessões do programa Pais e Filhos decorrem no Museu Nacional de Etnologia, Centro Cultural de Carnide e Casa das Artes de Sines.

Programação completa e todas as informações disponíveis no site do festival.