Cartaz de cinema

"Mitos e Monstros" em estreia no canal História

Publicado em 20 Jun. 2019 às 11:22, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

"Mitos e Monstros" em estreia no canal História

A minissérie revela as origens de algumas das lendas mais famosas existentes por toda a Europa.

O canal História estreia a 26 de junho, pelas 22h15, "Mitos e Monstros", minissérie documental em seis episódios que transporta o espectador pela paisagem mítica da Europa, revelando as origens das lendas mais famosas do continente e explorando a razão porque perduraram durante tanto tempo.

Ao longo de seis episódios, a série propõe analisar os mitos com ligações temáticas, existentes por toda a Europa. Peritos de universidades britânicas explicam as histórias fascinantes e inesperadas por detrás destas lendas que agarram a imaginação há séculos, e os significados que escondem.

Quatro mitos são compilados numa história central, desenvolvida ao longo de cada episódio. Narrado por Nicholas Day, o mito ganha vida com cenas em animação criadas para a série.

Sinopses dos episódios

 

Episódio 1 – Heróis e Vilões

As histórias e aventuras de heróis e vilões são as mais emocionantes em toda a mitologia. Este episódio centrar-se-á na controversa teoria da existência de uma estrutura comum em tais histórias que transcende influências culturais e históricas.

Essa era a teoria do mitologista americano Joseph Campbell. O seu trabalho moldou o pensamento popular sobre os mitos e foi uma influência chave sobre ícones da cultura moderna, tais como a saga da Guerra das Estrelas e de Harry Potter. Este episódio explica passo a passo a "Viagem do Herói" de Campbell, mostrando como se aplica aos heróis ancestrais, como Ulisses, Rei Artur e Sigurd.

 

Episódio 2 – O Desconhecido Selvagem

Florestas e montanhas, mar e gelo... As zonas selvagens deste mundo são um cenário fértil em mitos e lendas. Como este episódio mostrará, as histórias que se contam sobre territórios inexplorados – e os monstros que se escondem nas suas profundezas – podem dizer-nos muito sobre um povo.

Os Gregos Antigos amantes da cidade viam-na como um reino do divino... e um lugar perigoso para os mortais. Os nórdicos eram marinheiros exímios, mas imaginavam os mares dominados por monstros aterradores. Os Celtas da Irlanda pré-Cristã contrastavam a agrura do quotidiano com o Outro Mundo, um paraíso aliciante que espreitava a medo no desconhecido...

 

Episódio 3 – Guerra

A guerra tem sido uma constante na História da Humanidade. Todas as civilizações se debateram com as questões que a guerra suscita. Por conseguinte, não é surpresa que os mitos de guerra estejam entre os mais duradouros.

Neste episódio, mostraremos como os Romanos justificavam a sua postura violenta através da sangrenta história dos seus fundadores Rómulo e Remo. Exploraremos o papel das misteriosas Valquírias no mito nórdico e o que isso nos pode contar sobre os Vikings. Mostraremos que a guerra também pode transformar homens em mitos, revelando como Vlad, o Impalador adquiriu esta sua alcunha hedionda. E analisaremos como a grandiosa história épica da Grécia Antiga, narrada em "A Ilíada", e interrogar-nos-emos sobre como a história do cavalo de Troia continua a ter um impacto tão forte em todos nós... até mesmo nos dias de hoje.

 

Episódio 4 – Amor e Traição

O amor é uma emoção universal e poderosa, mas também pode ser destrutiva. A luxúria pode destruir, a traição pode ferir... Logo, uma força tão frequentemente irracional pode levantar questões em qualquer sociedade.

Neste episódio de "Mitos e Monstros", narraremos o romance medieval de Tristão e Isolda, cujo amor ameaçou o destino do seu reino. Exploraremos como o abandono de Dido pelo herói Aeneas abriu caminho para Roma e veremos como as atitudes dos nórdicos em relação ao sexo e ao casamento são representadas na farsa burlesca de "Lay of Thrym". E conheceremos Medea, culpada do mais negro crime de amor e paixão: o homicídio dos seus próprios filhos.

 

Episódio 5 – Mudança e Revolução

Como se forma uma comunidade? Como sobrevive e se adapta à mudança? Este episódio descreve detalhadamente o papel que os mitos e lendas desempenharam na fundação das leis da sociedade e os castigos de quem as violava.

O "Pied Piper of Hamelin" é uma velha história de normas sociais ignoradas e punidas. O acordo feito com o misterioso Piper não é cumprido e as crianças da vila pagam o preço. Mas qual é a origem desta lenda? Este episódio explorará os devastadores acontecimentos históricos que se escondem por detrás da lenda.

Também investigaremos a longevidade do lendário rebelde Robin dos Bosques, analisaremos como histórias de magia e maldade levaram aos hediondos julgamentos de bruxas em Bamberg, na Alemanha, e exploraremos como a bizarra lenda urbana Vitoriana do Spring-Heeled Jack foi uma aterradora resposta às rápidas mudanças sociais na Grã-Bretanha do século XIX.

 

Episódio 6 – O Fim de Todas as Coisas

A morte é uma perspetiva assustadora e perturbadora para todos nós. Mitos e lendas ajudam a expressar e a explorar tais ansiedades. Mas dizem-nos mais do que o medo mortal em si, porque é nas histórias de morte de uma cultura que podemos ver o que valorizam na vida.

Neste último episódio, contaremos o ancestral mito grego da Antígona, que desafiou as leis do próprio país para poder enterrar o irmão. Conheceremos o deus nórdico mais adorado e perfeito – Baldr – cujo destino continua a ser a morte. Analisaremos as apocalípticas narrativas de cheias que se encontram tantas vezes nos mitos e exploraremos o nosso duradouro fascínio pelos mortos-vivos, rastreando a história dos vampiros até às suas origens na Europa de Leste e questionando-se por que razão estas figuras tão sinistras continuam a exercer um fascínio tão grande sobre a nossa imaginação.