Cartaz de cinema

"Ministério do Tempo" estreia em janeiro na RTP1

Publicado em 19 Dez. 2016 às 20:45, por , em Notícias de Televisão e Séries (Temas: Estreias)

"Ministério do Tempo" estreia em janeiro na RTP1

A RTP1 prepara-se para lançar a nova série de televisão "Ministério do Tempo" que, de acordo com o canal público, irá percorrer, os quase nove séculos da História de Portugal em 16 episódios, cruzando-se com algumas das figuras que mais a marcaram.

Baseada no original espanhol "El Ministério del Tiempo", que estreou na TVE1 em fevereiro de 2015, relata as actividades de uma parte ultrassecreta do governo português. Segundo o enredo, tudo começou na época dos descobrimentos, quando D. João II ficou a conhecer o incrível segredo das Portas do Tempo. Para as gerir criou o Ministério do Tempo. E atribuiu-lhe uma única missão: garantir que ninguém viaja ao passado para alterar a história e, por consequência, o presente.

Ativo até aos nossos dias, a sua existência passa da boca de uns poucos eleitos para os ouvidos de outros. Apenas os melhores são chamados para trabalhar no Ministério do Tempo, um local onde os colegas tanto podem ter crescido connosco, como serem amigos de infância de Viriato.

O Ministério do Tempo do presente é conhecido como o Principal Ministério. É ele que gere todos os Ministérios do Passado. E é para ele que são recrutados os melhores agentes.

A série começa na altura em que Salvador (AntónioCapelo) está a criar uma nova patrulha intertemporal. Com ele trabalham Ernesto (Luís Vicente), o responsável de segurança, e Irene (Andreia Diniz), a super-agente.

Os elementos escolhidos por Salvador são:

Amélia Carvalho (Mariana Monteiro), nascida a 5 de janeiro de 1871, tem 23 anos. É a primeira mulher a estudar na Universidade de Coimbra. Sente-se deslocada no seu tempo. Não pertence ao século XIX. Quer trabalhar, quer usar a sua inteligência em algo mais do que chás e saraus da alta burguesia. Quando o Ministério lhe oferece a oportunidade de trabalhar no século XXI, onde as mulheres têm oportunidades com que Amélia pode apenas sonhar, não hesita. A sua inteligência, capacidade de liderança e o enorme conhecimento da História de Portugal vão fazer dela a líder ideal.

Afonso Mendes de Noronha (João Craveiro), 43 anos, é um homem duro. Habituado a guerras e batalhas do século XVI. Depois de ser vítima de uma terrível intriga na corte, o rei D. João III condena-o à morte.  Horas antes da sua execução, Afonso recebe uma proposta do Ministério do Tempo. Poderá viver, desde que se mude para o século XXI e nunca mais contacte a sua mulher. Estará morto para todos os que o conheceram. Afonso aceita e torna-se no homem da segurança. É ele quem irá salvar a patrulha e muitos dos heróis da nossa história, em momentos de maior dificuldade.

Tiago Silva (Sisley Dias) é um técnico do INEM de 2016. Nasceu em 1986 e, apesar de ter apenas 31 anos, tem uma triste história de vida. Casou cedo com Mariana, a sua paixão de adolescente, mas enviuvou em 2013. Incapaz de esquecer o amor da sua vida, ao saber que as viagens ao passado são possíveis, aceita trabalhar para o Ministério. Afinal, é no passado que está a sua mulher. Graças às Portas do Tempo, Tiago pode visitá-la. Pode amá-la de novo. Voltar a ser feliz… E quem sabe não consiga salvá-la do terrível acidente que a matou há três anos.

 

"Ministério do Tempo" estreia a 2 de janeiro, em horário nobre, logo ao seguir ao Telejornal.