Cartaz de cinema

Midas Filmes estreia em cinema o documentário "I am Greta"

Publicado em 4 Set. 2020 às 13:39, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Estreias)

Midas Filmes estreia em cinema o documentário "I am Greta"

A estreia mundial decorre hoje, no Festival de Veneza.

"I am Greta", documentário de Nathan Grossman sobre a jovem activista Greta Thunberg, estreia hoje no Festival de Veneza e terá a antestreia americana no Festival de Toronto.

A Midas Filmes anunciou que estreará o filme nos cinemas em Portugal durante o próximo outono.

Nathan Grossman começou as filmagens no início da greve escolar de Greta Thunberg, em agosto de 2018, antes ainda das primeiras reportagens sobre a jovem. Continuou a segui-la até setembro de 2019, depois de ela atravessar o Atlântico num veleiro para discursar na cimeira do clima das Nações Unidas.

Na altura, o seu discurso emotivo inspirou e continua a inspirar milhares de jovens e adultos no mundo inteiro que a ela se juntaram em greves e debates sobre o futuro do planeta.

O filme explora também a luta pessoal de Greta para equilibrar a sua adolescência com a atenção e mediatismo de que é alvo.

Destinado inicialmente à plataforma de streaming Hulu, onde ficará disponível a 13 de novembro, o documentário de Grossman terá lançamento em sala em alguns países europeus, incluindo o português.

Greta Thunberg venceu recentemente a primeira edição do Prémio Gulbenkian para a Humanidade. Foi escolhida entre 136 nomeados (correspondendo a 79 organizações e 57 personalidade) por um júri composto por personalidades de renome internacional nos âmbitos científicos, tecnológico, político e cultural. Jorge Sampaio, presidente do júri, destacou a forma como Greta conseguiu mobilizar as gerações mais jovens e a sua tenacidade na luta contra as alterações climáticas.