Cartaz de cinema

Michel Hazanavicius recusa sessões online em Sundance

Publicado em 11 Jan. 2022 às 12:01, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Cinema Europeu)

Michel Hazanavicius recusa sessões online em Sundance

A comédia de terror "Z Comme Z" sai do alinhamento do festival que começa a 20 de fevereiro apenas em formato online.

Previsto para a secção de antestreias, o mais recente filme de Michel Hazanavicius sai do alinhamento a poucos dias do início do Festival de Sundance. Os produtores consideram que o formato exclusivamente online não é adequado para revelar o filme ao público.

Os organizadores do festival norte-americano abandonaram na semana passada o plano de um formato híbrido, com sessões presenciais e online. Face ao aumento de infeções provocadas pela variante Omicron, optaram por reverter para o formato totalmente online. O festival está programado para 20 a 30 de janeiro.

Uma declaração dos produtores de "Z Comme Z" justifica:

Apoiamos plenamente a decisão de Sundance de mudar o festival para um formato virtual, uma vez que a segurança do público e dos cineastas é da maior importância. No entanto, acreditamos que é melhor estrear "Z Comme Z" num cinema com  público ao vivo e tomámos a difícil decisão de retirar o filme do festival deste ano. Desejamos a Sundance e a todos os cineastas envolvidos um excelente festival e esperamos partilhar "Z Comme Z" com os espectadores muito em breve.

O festival reagiu com compreensão, mas defende a mudança de formato:

Aguardávamos com expectativa a exibição de "Z Comme Z" mas, devido à mudança no formato, [os seus autores] decidiram não participar no Festival. Respeitamos o desejo do realizador de partilhar o seu trabalho de modo diferente. Continuamos empenhados em apoiar os cineastas enquanto navegamos por uma paisagem em mudança para assegurar aos artistas independentes a visibilidade que merecem e, embora estejamos profundamente desapontados por não nos reunirmos como pretendido, consideramos que a segurança da nossa comunidade deve vir em primeiro lugar.

Michel Hazanavicius saltou para a fama mundial com "O Artista", vencedor de cinco Óscares em 2012.

Em "Z Comme Z" (título inglês "Final Cut"), o cineasta francês dirige Romain Duris e Bérénice Bejo numa nova versão de "One Cut Of The Dead", filme de 2017 do japonês Shinichiro Ueda. A ação desenrola-se numa fábrica devoluta onde está a ser rodado um filme de zombies de muito baixo orçamento. Os técnicos estão exaustos, os actores desmotivados. Apenas o realizador parece possuir a energia necessária para dar vida a uma história mil vezes vista.  Durante a preparação de uma cena particularmente difícil, a filmagem é perturbada por um ataque de verdadeiros mortos-vivos. Em frente da câmara, tudo parece mais ou menos normal.