Cartaz de cinema

"Metropolis" de Fritz Lang em sessão-concerto no Coliseu do Porto

Publicado em 9 Jul. 2020 às 17:04, por filmSPOT, em Notícias de cinema

"Metropolis" de Fritz Lang em sessão-concerto no Coliseu do Porto

O pianista Filipe Raposo, da Cinemateca Portuguesa, será acompanhado pela Orquestra Sinfónica Portuguesa.

O Coliseu Porto Ageas estreia a Norte o filme-concerto "Metropolis", com Filipe Raposo, pianista e compositor residente na Cinemateca Portuguesa, ao piano, acompanhado pela Orquestra Sinfónica Portuguesa. O espectáculo terá lugar a 23 de julho, às 21h00.

Juntos, vão interpretar ao vivo a banda sonora que Filipe Raposo compôs para uma das obras mais relevantes do expressionismo alemão, dirigida por Fritz Lang em 1927.

Filipe Raposo, autor de várias bandas sonoras para cinema e teatro, aceitou o desafio do Teatro São Luiz e criou uma partitura original, executada por 15 elementos da Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob a direção do maestro Cesário Costa.

"Metropolis" é uma parábola sobre as relações sociais numa cidade imaginada à distância de um século - 2026 -, em que os privilegiados vivem nas alturas, enquanto a massa oprimida de trabalhadores vive nos subterrâneos e se debate com a oposição homem-máquina.

A partitura de Filipe Raposo afirma-se, de acordo com o autor, como uma reflexão sobre a visão das grandes cidades.

Antes, a 17 de julho, o mesmo espectáculo terá lugar em Lisboa, no Palácio Nacional da Ajuda, como parte da 12ª edição do Festival ao Largo.