Cartaz de cinema

"Megalomaniac" e o português "Incubus" vencem Fantasporto 2023

Publicado em 4 Mar. 2023 às 15:02, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

"Megalomaniac" e o português "Incubus" vencem Fantasporto 2023

O renovado Batalha foi o centro nevrálgico da 43.ª edição do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto que termina domingo com a exibição de grande parte dos filmes premiados.

O Fantasporto anunciou o palmarés da edição 2023 com "Megalomaniac", filme belga de Karim Ouelhaj, a ser o grande vencedor do festival, arrecadando três prémios: o Grande Prémio, a Melhor Realização e ainda o Prémio para Melhor Actriz, entregue a Eline Shumacher. O filme acompanha os irmãos Martha e Felix que vivem numa casa grande e velha que lhes foi deixada pelo pai, o notório Carniceiro de Mons. Além desta herança, Martha tenta proteger o irmão que é, tal como o pai, um serial killer. Abusada no trabalho, Martha tem de encontrar o equilíbrio entre a violência de Felix e os traumas na sua própria vida.

Filme português coproduzido com o Reino Unido, "Incubus", de Tito Fernandes, sobre uma mulher a viver numa barcaça onde é atormentada pelo medo em pessoa, foi o vencedor do Grande Prémio na vertente dedicada às curtas-metragens, tendo sido igualmente escolhido pelo Júri do Prémio de Cinema Português como o Melhor Filme a concurso. O realizador trabalha em Hollywood e em Inglaterra e participou nos efeitos especiais de "Star Wars – The Force Awakens", "Interstellar" e "The Dark Knight".

"Shepherd", do britânico Russel Owen, arrecadou os prémios de Melhor Actor (Tom Hugues) e Melhor Fotografia.

O Prémio especial do Júri foi para a inédita presença no Fantasporto de um filme de Taiwan, "Demigod: The Legend Begins", realizado por Chris Huang Wen-Chang.

"Convenience Story", do japonês Satoshi Miki recebeu o prémio de Melhor Argumento.

O júri atribuiu ainda uma Menção Honrosa a "Stone Turtle", de Woo Ming Jin, filme vindo da Malásia onde Zahara, uma refugiada sem nacionalidade, subsiste com a sobrinha numa ilha remota vendendo ovos de tartaruga no mercado negro.