Cartaz de cinema

Marvel Fase 4: os filmes e as séries que aí vêm

Publicado em 21 Jul. 2019 às 19:27, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar, Cinema Norte-Americano)

Marvel Fase 4: os filmes e as séries que aí vêm

A Disney aposta na nova plataforma de streaming Disney+ e prepara-se para unificar as narrativas de filmes e séries.

A Marvel regressou à Comic-Con de San Diego para assumir o que, possivelmente, foi o mais importante evento do fim-de-semana. Os atuais "donos-disto-tudo" no que à indústria do entertenimento diz respeito, apresentaram a fase 4 do seu Universo Narrativo. E reparem que omitimos o "cinematográfico"... de propósito.

Ponto número um: os universos narrativos (conceito tão querido da Marvel) do cinema e da televisão serão um só, cortesia do lançamento próximo da plataforma de streaming Disney Plus, que pretende tirar protagonismo à Netflix.

Kevin Feige, grão-mestre desta vasta conspiração foi bem claro: para compreender o que se passa no cinema, será preciso ver as séries da Marvel na Disney Plus (e pagar a respetiva assinatura mensal, bem entendido).

Exemplo: As aventuras da Scarlet Witch e de Vision na série "Wandavision" estarão ligadas ao filme "Doctor Strange in the Multiverse of Madness". Até que ponto chegará esta intenção de fundir histórias de cinema e televisão é algo que só o futuro nos dirá. Algo é certo, trata-se de uma aposta arriscada.

A fase 4 será composta por cinco filmes e outras tantas séries, a saber:

Filmes

Black Widow (2020)

Com Scarlett Johansson, David Harbour, Florence Pugh, O-T Fagbenle e Rachel Weisz. Realizado por Cate Shortland. Estreia nos cinemas a 1 de maio, 2020.

The Eternals (2020)

Com Angelina Jolie, Richard Madden, Kumail Nanjiani, Lauren Ridloff, Brian Tyree Henry, Salma Hayek, Lia McHugh e Don Lee. Realização de Chloé Zhao. Estreia nos cinemas a 6 de novembro, 2020.

Shang-Chi and the Legend of the Ten Rings (2021)

Com Simu Liu, Awkwafina, e Tony Leung, realização de Destin Daniel Cretton. Estreia nos cinemas a 12 de fevereiro, 2021.

Doctor Strange in the Multiverse of Madness (2021)

Com Benedict Cumberbatch e Elizabeth Olsen. Scott Derrickson regressa como realizador. Estreia nos cinemas a 7 de maio, 2021.

Thor: Love and Thunder (2021)

Com Chris Hemsworth, Tessa Thompson e Natalie Portman que surgirá como uma versão feminina de Thor. Taika Waititi regressa como realizador. Estreia nos cinemas a 5 de novembro, 2021.

Séries

The Falcon and the Winter Soldier (2020)

Com Anthony Mackie, Sebastian Stan e Daniel Brühl. Estreia na Disney+ durante o outono de 2020.

WandaVision (2021)

Com Elizabeth Olsen, Paul Bettany e Teyonah Parris. Estreia na Disney+ durante a primavera de 2021.

Loki (2021)

Com Tom Hiddleston. Estreia na Disney+ durante a primavera de 2021.

What If...? (2021)

Primeira série de animação do universo Marvel, terá Jeffrey Wright a dar voz a The Watcher e apresentará realidades alternativas. Na Disney+, verão 2021.

Hawkeye (2021)

Com Jeremy Renner, irá introduzir na narrativa a personagem Kate Bishop, filha de Hawkeye. Na Disney+, durante o outono de 2021.

 

Para lá destes projetos mais bem definidos, estão confirmados para as salas de cinema, mas sem datas, "Captain Marvel 2", "Guardians of the Galaxy Vol. 3" e "Black Panther 2".

Feige adiantou ainda que haverá um reboot da personagem "Blade", que já foi interpretada por Wesley Snipes. Terá como destino as salas de cinema e o novo protagonista será Mahershala Ali, mas não foram divulgados mais detalhes.

Há ainda a questão dos catálogos de personagens cujos direitos pertenciam à 20th Century Fox, recentemente adquirida pela Disney, nomeadamente os "Fantastic Four" e os mutantes de "X-Men". Sobre isto, Feige garantiu que estavão a preparar o desenvolvimento de novos projetos baseados nestes ativos.