Cartaz de cinema

Marvel: acabou a fase 4 do MCU, vêm aí as fases 5 e 6

Publicado em 24 Jul. 2022 às 14:23, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Norte-Americano)

Marvel: acabou a fase 4 do MCU, vêm aí as fases 5 e 6

O grande líder de tudo o que são super-heróis da Marvel no pequeno e grande ecrã, o incomparável Kevin Feige, anunciou em San Diego as duas próximas fases do universo narrativo que se estende do cinema ao streaming.

A quarta quarta fase do Universo Cinematográfico Marvel terminará com "Black Panther: Wakanda Forever". Assim o disse Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, durante a intervenção na Comic Con em San Diego.

A quinta fase, no que diz respeito a filmes, começa com "Ant-Man and the Wasp: Quantumania", esperado nos cinemas a 26 de fevereiro 2023, e prossegue até 2024, altura em que surgirão os "Thunderbolts", um coletivo de vilões que alguns já apelidaram de "resposta Marvel ao Esquadrão Suicida da DC".

O calendário de estreias ficou organizado da seguinte forma:

Do lado das séries, a quinta fase do MCU é composta por sete títulos, entre estreias absolutas e continuações com novas temporadas. Ao contrário do que se passa do lado do cinema, bastante mais preciso no planeamento, aqui as datas de lançamento são apenas aproximadas.

What If...? (temporada 2) - prevista para o início de 2023
A série vai continuar a explorar narrativas alternativas em alguns dos momentos mais decisivos do MCU.

Secret Invasion - prevista para o início de 2023
Centrada em Nick Fury, com Samuel L. Jackson, acompanha a luta da personagem contra os Skrulls, seres com capacidade de alterar a sua forma, que se infiltraram na sociedade humana.

Echo - prevista para meados de 2023
Spinoff de Hawkeye com a personagem de Maya Lopez, interpretada por Alaqua Cox.

Loki (temporada 2) - prevista para meados de 2023
Tom Hiddleston regressa a personagem de Loki, o irmão desavindo de Thor.

Ironheart - prevista para o final de 2023
Centrado na personagem de Riri Williams, interpretada por Dominique Thorne, que aparecerá no cinema em "Black Panther: Wakanda Para Sempre".

Agatha: Coven of Chaos - entre 2023 e 2024
Spinoff de "Wandavision", com Kathryn Hahn na pele de Agatha Harkness.

Daredevil: Born Again - prevista para o início de 2024
Após ter recuperados os direitos da personagem à Netflix, a Disney prepara uma nova versão da série baseada na personagem do advogado cego Matt Murdock que combate o crime no bairro nova-iorquino de Hell's Kitchen.

Daí em diante, chegará a fase seis do MCU que, até ao momento, tem três filmes anunciados - dois deles com o coletivo de super-heróis "Vingadores".

Para complicar ainda mais as interligações narrativas da Marvel, sabe-se que, tal como as fases 1 a 3 foram designadas como a "Saga Infinity", de forma semelhante, as fases 5 e 6 constituirão a "Saga Multiverso".

Mais adiante, não foram mencionados na Comic Con, mas sabe-se que a Disney tem outros quatro filmes ainda não identificados que já integram o calendário de estreias para 2026: a 12 de fevereiro, 31 de março, 23 de julho e 5 de novembro.

Candidatos a estas datas (e aqui entra-se no campo das especulações), o terceiro "Deadpool", a primeira sequela de "Shang-Chi", talvez um novo "Homem-Aranha" e, outro rumo não confirmado, talvez um filme com os Mutantes.

Por agora, é isto que se sabe. Mais novidades aparecerão, provavelmente, durante a D23 Expo, o evento anual organizado pela Disney que terá lugar de 9 a 11 de setembro, em Anaheim.