Cartaz de cinema

"Marquês de Wavrin - da Mansão à Selva" em estreia na RTP2

Publicado em 25 Jun. 2019 às 19:24, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

"Marquês de Wavrin - da Mansão à Selva" em estreia na RTP2

O documentário mostra a vida do explorador Robert de Wavrin, um marquês belga que durante as décadas 20 e 30 viajou pelo coração da selva amazónica e documentou a vida das tribos indígenas.

"Marquês de Wavrin – Da Mansão à Selva" é um documentário de Grace Winter e Luc Plantier que convida a percorrer um estranho caminho liderado pelo explorador belga Robert de Wavrin que, durante as décadas 20 e 30 viajou pelo coração da selva amazónica e documentou a vida das tribos indígena.

Uma viagem no tempo através da vida de um cineasta aventureiro, curioso e genuinamente interessado pela cultura e pela vida que foi o primeiro branco a filmar os índios Shuar, conhecidos pela tradição de encolher cabeças.

Mais de seis mil metros de filme - preservados pela Cinemateca Real da Bélgica - foram registados entre 1920 e 1938, fazendo do marquês de Wavrin um explorador e etnógrafo reconhecido.

O seu trabalho torna-se ainda mais notável pois teve lugar num momento de expansão do colonialismo, acompanhado pela indiferença em relação às tribos indígenas e conseguiu dar a conhecer populações com costumes muito distantes do Ocidente.

O documentário "Marquês de Wavrin – Da Mansão à Selva" estreia na quinta-feira, 27 de junho, às 23h05, na RTP2.