Cartaz de cinema

Mark Cousins realiza filme para assinalar os 50 anos dos motins na Irlanda do Norte

Publicado em 21 Jul. 2019 às 12:27, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Primeiro olhar, Cinema Europeu)

Mark Cousins realiza filme para assinalar os 50 anos dos motins na Irlanda do Norte

O célebre cineasta e escritor Mark Cousins foi contratado pelo Channel 4, do Reino Unido, para realizar "Troubles on Film", um documentário sobre as mudanças na face da Irlanda do Norte e a sua representação nas telas.

O filme assinalará os 50 anos desde os motins que ocorreram na região, amplamente reconhecidos como o início do conflito que durou três décadas e ficou conhecido como "The Troubles".

Cousins deixou Belfast aos 18 anos, mas voltará à sua cidade natal para refletir sobre as formas como o local e sua história foram usados e, ocasionalmente, abusados pelo cinema. Irá investigar como o legado da divisão da Irlanda impactou o imaginário cinematográfica da nação e, numa cidade que chegou a ter uma das mais elevadas taxas de idas ao cinema no Reino Unido, andará pelas ruínas das mais importantes salas de Belfast.

"Troubles on Film" marca o regresso de Cousins ao Channel 4 após a aclamada série histórica "The Story of Film: An Odyssey", de 2011.

Acerca do novo projeto, Cousins disse: "Há 50 anos, soldados britânicos chegaram à Irlanda do Norte. Tentámos marcar essa chegada de uma maneira incomum (...). Ao invés de falarmos diretamente sobre a guerra, decidimos olhar para os filmes. Pode parecer que banalizámos os problemas, mas não. Queríamos mergulhar na imaginação da Irlanda do Norte durante o último meio século - o seu medo e o escapismo. Contamos a história de uma criança comum que, enquanto o ódio crescia, se apaixonou - não por uma pessoa, mas por uma tela. Geralmente, estou atrás da câmera, mas desta vez apareço no ecrã, a falar sobre a minha paixão pelo cinema, expondo as minhas emoções. Durante muito tempo, a Irlanda do Norte tem sido vista como um problema, mas também foi apenas um lugar, um lugar onde os jovens ansiavam por algo mais, por realização e por uma espécie de sublime. O nosso filme é sobre esse anseio."

A efeméride será ainda assinalada com um ciclo de cinema no canal Film4, onde serão exibidas as longas-metragens inovadoras sobre a experiência da Irlanda do Norte: "Hunger", de Steve McQueen (2008), '71, de Yann Demange (2014), e The Crying Game (1992), filme vencedor de um Oscar, por Neil Jordan.