Publicado em 7 Dez. 2012 às 21:40, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries
No dia 21 de dezembro de 2012, dia que, segundo a profecia Maia, o mundo acaba, o National Geographic Channel transmite uma maratona de 24 horas sobre o tema.
Naquele em que, segundo a profecia Maia, poderá ser o último dia do Planeta Terra, o National Geographic Channel preparou uma maratona de 24 horas composta por documentários sobre a temática do fim do mundo. A partir das 00h00 poderá assistir no canal vários documentários que nos explicam todas as teorias do mundo, inclusive a Maia, que mostram como nos prepararmos para esta tragédia e como poderá acontecer.
Neste dia, para além de poder rever alguns dos mais importantes documentários da National Geographic sobre o apocalipse, poderá assistir ainda a algumas estreias.
Em "Evacuar o Planeta Terra" (às 21h22), a NASA explica como nos poderíamos preparar para o embate de um asteróide gigante cujo impacto é semelhante à energia de dez milhões de bombas atómicas. O que se pode fazer no espaço de tempo que nos resta até o asteróide chegar? Quem podemos salvar e para onde? Esta é a possibilidade que a NASA acredita ser a mais provável de acontecer num futuro a curto, médio ou longo prazo.
Já no documentário "O Submundo Maia: O Verdadeiro Fim do Mundo" (às 00h00 e às 14h49), à medida que o dia programado pelos Maias como o fim do mundo – 21 de dezembro de 2012 – o National Geographic Channel apresenta a contagem decrescente para o fim do mundo anunciado dos próprios Maias. Será que somos assim tão diferentes deles? E será que o seu calendário previu o fim do seu mundo… ou do nosso?
Continuando no tema dos Maias, o National Geographic Channel estreia "O Apocalipse Maia" (às 00h47, 09h10 e 15h40), um documentário em que Paul Murton viaja até à América para explorar um fenómeno que agora é mais conhecido como "2012" e que tomou conta da internet com centenas de páginas trazem a público previsões de fim do mundo aterradoras. Numa visita às antigas ruínas de El Mirador, na América Central, Murton explica: Esta cidade esteve no coração de uma vasta e próspera civilização há milhares de anos e hoje está dominada pela selva. Talvez devêssemos considerar a possibilidade de a nossa própria civilização vir a encontrar um destino semelhante?
Em "Presságios do Apocalipse" (às 03h08, 11h35 e 18h05), o ano de 2011 terminou de forma perturbadora. Na véspera de Ano Novo, milhares de melros apareceram mortos em Beebe, Arkansas. Ali perto, peixes e mais aves tiveram o mesmo destino. Depois, uma onda de mortes de animais sem precedentes tomou conta do globo. Será que as mortes estão relacionadas? A história começou com a investigação da morte dos melros e terminou com a acessão de como a mente humana se deixa influenciar, ou descarrila, com aparentes padrões ou coincidências da natureza.
Por seu lado, o documentário "Os Últimos Dias da Humanidade" (às 01h34, 09h58 e 16h30), sob a forma de lista Top 10 de cenários apocalípticos, consiste numa análise dos desastres com capacidade de aniquilar a raça humana – e não se trata das ameaças habituais de armas nucleares, mudanças climatéricas e impactos de meteoritos. Há uma série de outros riscos, menos conhecidos mas com uma maior probabilidade de porem a humanidade em risco.
Para além destas estreias, esta maratona apresenta também episódios da mais recente série documental que está a dar que falar: "Preparados Para o Fim do Mundo".