Cartaz de cinema

"Mar, a Última Fronteira": série documental portuguesa estreia na RTP1

Publicado em 17 Nov. 2019 às 10:59, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

"Mar, a Última Fronteira": série documental portuguesa estreia na RTP1

Realizada pelo fotógrafo e cineasta subaquático Nuno Sá, é a primeira série documental portuguesa dedicada à biodiversidade do mar português e às áreas marinhas da costa de Portugal, incluindo os arquipélagos da Madeira e dos Açores.

"Mar, a Última Fronteira", projeto da RTP, desenvolvido em parceria com o Oceanário de Lisboa e a Fundação Oceano Azul e realizado pelo fotógrafo e cineasta subaquático Nuno Sá, estreia a 20 de novembro, às 21h00, com um episódio especial, a seguir ao Telejornal. A exibição regular terá lugar, na RTP1, a partir de 23 de novembro, às 10hoo de sábado, ficando posteriormente disponível no RTP Play.

Ao longo de seis episódios, o documentário promete mostrar a imensa riqueza e os locais de biodiversidade marinha no oceano sob jurisdição portuguesa, seja na descida num submarino a mil metros de profundidade, nos Açores, nos encontros com o maior animal do planeta, a baleia-azul, ou em mergulhos frente-a-frente com a foca-monge, um dos mamíferos marinhos mais raros do mundo, ou ainda através dos diálogos entre os velozes tubarões-azuis.

Premiado, em 2018, nos BAFTA, pelo  contributo para aa série "BBC Blue Planet 2", Nuno Sá e a sua equipa de mergulhadores percorreram a costa de Portugal, de Olhão a Matosinhos, em 11 ilhas dos arquipélagos e quatro montes submarinos, ao longo de 18 meses, através de mais de 1.600 milhas náuticas. Permaneceram debaixo de água durante centenas de horas em mais de 100 mergulhos e falaram com investigadores, arqueólogos subaquáticos e muitos entusiastas do mar, à descoberta dos melhores sítios para captar imagens.

"Esta série surgiu da necessidade de mostrar aos portugueses que temos no nosso mar uma riqueza de biodiversidade única a nível mundial. Mergulhámos ao longo da costa de Portugal Continental, de Olhão a Matosinhos, percorremos todas as ilhas do Arquipélago dos Açores e da Madeira, incluindo as ilhas Selvagens, para mostrarmos a vida marinha que habita nas nossas águas." refere Nuno Sá.

Promo "Mar, a Última Fronteira"

 

Episódios "Mar, a Última Fronteira"

Episódio 1 (O Algarve)

Grutas, naufrágios e a maior população de cavalos-marinhos do mundo – tudo isto e muito mais consta do itinerário dos mergulhadores. A equipa de "Mar, A Última Fronteira" está de partida do Oceanário de Lisboa, rumo ao destino da primeira expedição: a costa algarvia.

Episódio 2 (Centro e Norte de Portugal)

A equipa parte de Sagres para navegar mais de 400km e mergulhar nas águas cristalinas e cheias de vida que rodeiam a maior montanha submarina da Europa, o Banco Gorringe. Ao largo de Sesimbra irão estar rodeados de velozes tubarões-azuis partindo, depois, rumo à costa de Cascais para conhecer o melhor sítio do país para mergulhar com tubarões-pata-roxa. Acaba a viagem em Matosinhos entre os escombros de um submarino alemão da 2ª Grande Guerra.

Episódio 3 (Açores - Ilha do Corvo, Faial e Pico)

A equipa parte rumo às ilhas dos Açores para embarcar em algumas das experiências mais extremas que podem ser vividas no mar de Portugal. Ao largo da ilha do Faial descem aos mil metros de profundidade, a bordo de um dos poucos submarinos capazes de suportar as pressões extremas das águas abissais. Mergulham com o maior animal que alguma vez habitou o planeta terra, a colossal baleia-azul, e visitam a única reserva marinha voluntária de Portugal, na mais pequena ilha dos Açores, o Corvo.

Episódio 4 (Açores, Ilha Terceira e Ilha de Santa Maria)

Neste episódio continuam as aventuras no mar dos Açores, mergulhando no topo de um vulcão submarino que foi outrora a décima ilha dos Açores, o banco D. João de Castro. Mas nesta expedição iremos ainda conhecer, no extremo sul dos Açores, a vida secreta das Jamantas, na ilha de Santa Maria, e um dos locais mais remotos e intocados de Portugal, a reserva natural dos ilhéus das Formigas.  

Episódio 5 (Madeira e Desertas)

A equipa de mergulhadores parte à descoberta da Madeira. Se pensa que já conhece este bonito arquipélago de duas ilhas, não se iluda. O arquipélago da Madeira não são apenas 2 ilhas, na verdade é composto por sete ilhas, dotadas de uma vida marinha única a nível mundial. Venha mergulhar entre os grandes meros do Garajau, a primeira reserva exclusivamente marinha criada em Portugal. E descobrir o santuário onde se esconde a foca mais rara do mundo.

Episódio 6 (Porto Santo e Ilhas Selvagens)

A equipa desloca-se para a extensa área marinha protegida ao largo das solarengas praias da ilha do Porto Santo, que alberga dois dos melhores mergulhos em naufrágio de Portugal e da Europa. Cada compartimento destas enormes estruturas metálicas serve hoje de refúgio a uma imensidão de espécies. Mas o último episódio desta série conta ainda com uma visita ao local de mergulho mais remoto e inexplorado de Portugal e a algumas das águas mais pristinas do planeta, as Ilhas Selvagens.