Cartaz de cinema

"Manoel de Oliveira: Ditos e Escritos" - primeiro livro da Coleção Casa do Cinema lançado a 16 de junho

Publicado em 14 Jun. 2021 às 09:08, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Português)

"Manoel de Oliveira: Ditos e Escritos" - primeiro livro da Coleção Casa do Cinema lançado a 16 de junho

O lançamento da obra terá lugar no polo da Fundação Serralves dedicado ao cineasta português.

A Casa do Cinema Manoel de Oliveira, no Porto, lança quarta-feira, 16 de junho, às 19h00, o livro "Manoel de Oliveira: Ditos e Escritos".

O lançamento desta publicação, a primeira que integra a Coleção Casa do Cinema, contará com a participação da professora Maria do Rosário Lupi Belo e do crítico de cinema Jorge Leitão Ramos, que estarão à conversa com António Preto, diretor da instituição.

Os textos reunidos no livro abrem pistas sobre a forma como Oliveira pensava o cinema. No livro podem ser encontradas breves anotações, discursos, intervenções, inéditos e outros escritos dispersos.

Em termos cronológicos, os textos cobrem todo o percurso do cineasta - dos tempos que se seguiram à estreia do seu primeiro filme, "Douro, Faina Fluvial", nos anos 30 do século XX; até 2014, contemporâneo do último filme que concluiu, "O Velho do Restelo".

Inaugurada em 2019, a Casa do Cinema é um novo polo integrado nos espaços da Fundação Serralves e dedicado ao cinema e às imagens em movimento. Inclui uma exposição permanente, um centro de documentação e promove sessões de cinema que permitem o acesso regular à obra de Manoel de Oliveira, além de exposições temporárias, ciclos de cinema, retrospetivas, conferências e programas educativos.