Cartaz de cinema

"Mal Viver" é o filme português candidato aos Óscares 2024

Publicado em 14 Set. 2023 às 09:49, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Oscars, Cinema Europeu)

"Mal Viver" é o filme português candidato aos Óscares 2024

O filme "Mal Viver" do realizador João Canijo será o candidato de Portugal à categoria de Melhor Filme Internacional, na 96ª edição dos Prémios da Academia Americana de Cinema.

A escolha foi feita após votação entre os membros da Academia Portuguesa de Cinema (APC), que decorreu entre 15 de agosto e 12 de setembro. Em consideração estavam ainda "Légua", de Filipa Reis e João Miller Guerra (Uma Pedra no Sapato), "Nayola" de José Miguel Ribeiro (Praça Filmes), e "Viver Mal", também de João Canijo (Midas Filmes).

Produzido e distribuído pela Midas Filmes, "Mal Viver", com realização de João Canijo, surge como a primeira parte de um díptico com a longa-metragem "Viver Mal" e parte da ideia de como as mães determinam a desgraça das filhas, que por sua vez vão determinar a desgraça das netas. É um filme sobre a ansiedade de ser mãe e como isso provoca incapacidade de amor incondicional. Três gerações de mulheres vítimas da ansiedade das suas mães.

Com antestreia no Festival de Berlim, na competição oficial, "Mal Viver" arrecadou o Urso de Prata – Prémio do Júri, tendo também recebido o Prémio de Melhor Realizador no Festival de Montevideo e o Grande Prémio e o Prémio do Público no Festival de Las Palmas de Gran Canária, em Espanha.

A 96.ª edição dos Óscares acontece no dia 10 de março de 2023, em Hollywood, Los Angeles (EUA).