Publicado em 7 Feb. 2025 às 20:07, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Europeu)
Após "Queer" e "Challengers", o realizador italiano está de volta com o drama "Camere Separate" e "After the Hunt", um thriller passado numa universidade.
O realizador italiano Luca Guadagnino, conhecido por obras como o recente "Queer", ou "Chama-me Pelo Teu Nome", tem dois novos projetos em desenvolvimento: "Camere Separate" e "After the Hunt".
"Camere Separate" é uma adaptação do romance homónimo de Pier Vittorio Tondelli, publicado no final do século XIX. O filme contará com Léa Seydoux e Josh O'Connor que irá interpretar Leo, um escritor italiano que lida com a morte do seu namorado pianista, Thomas. O'Connor tem vindo a destacar-se no cinema internacional, tendo protagonizado "La Chimera", de Alice Rohrwacher, e "Challengers", onde também foi dirigido por Guadagnino.
Já "After the Hunt" é um thriller que terá Julia Roberts, Chloë Sevigny e Andrew Garfield como protagonistas. A história acompanha uma professora universitária que se encontra numa encruzilhada pessoal e profissional.
Para além destes dois projetos, Luca Guadagnino revelou, em entrevista à revista Cura Magazine, que tem outros dois projetos em mente: a adaptação do romance "Os Buddenbrook", de Thomas Mann, e a reinterpretação de "Aryan Papers", originalmente concebido por Stanley Kubrick, mas nunca realizado.
A adaptação de "Os Buddenbrook" é um sonho antigo de Guadagnino, que afirma conhecer a obra desde os 12 anos. O guião está a ser desenvolvido com Francesca Manieri, colaboradora frequente do cineasta e com quem já trabalhou na série "We Are Who We Are".
"Aryan Papers" é um projeto que Guadagnino tem desenvolvido ao longo de vários anos, contando com o apoio da família e do espólio de Kubrick. Inspirado no romance "Wartime Lies", de Louis Begley, o drama situa-se na Polónia durante a ocupação nazi e aborda o período do Holocausto. A narrativa foca-se na história de dois judeus que adotam identidades católicas para escapar à perseguição.
Apesar da complexidade inerente a ambos os projetos, o realizador enfatiza que o êxito na concretização de qualquer um deles representaria um ponto de consagração da sua carreira.
Nascido em Palermo, em 1951, Luca Guadagnino alcançou notoriedade com filmes como "Eu Sou o Amor" (2009), "Mergulho Profundo" (2015) e, sobretudo, "Chama-me Pelo Teu Nome" (2017). Além de cinema, Guadagnino tem explorado o território televisivo, com "We Are Who We Are" produção para a HBO sobre um grupo de jovens que vivem numa base militar americana em Itália.
Em 2018, realizou "Suspiria", uma reinterpretação do clássico de terror de Dario Argento. Já em 2022, lançou "Bones and All" (Ossos e Tudo), um drama romântico com elementos de horror protagonizado por Timothée Chalamet e Taylor Russell. Em 2023, regressou com "Challengers", um filme sobre rivalidade e desejo no mundo do ténis, protagonizado por Zendaya.
O seu filme mais recente é "Queer", que teve estreia mundial no Festival de Veneza em setembro de 2024. Daniel Craig interpreta um expatriado americano na Cidade do México dos anos 1950 e Drew Starkey assume o papel um jovem estudante que desperta uma intensa obsessão em William.