Publicado em 6 Apr. 2025 às 12:33, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Travelling, Elenco, Cinema Norte-Americano)
A estrela pop norte-americana foi escolhida para interpretar uma das mulheres mais revolucionárias da música do século XX, precursora do rock n' roll e inspiração direta para figuras como Elvis Presley, ou Johnny Cash.
A artista pop norte-americana Lizzo foi escolhida para dar vida à figura da Sister Rosetta Tharpe no filme "Rosetta", uma cinebiografia produzida pela Amazon MGM Studios. O filme promete explorar a trajetória de uma das pioneiras que ajudou a definir os contornos do rock n" roll e do R&B no século XX.
Natalie Chaidez e Kwynn Perry assinam o argumento.
Nascida em 1915, no Arkansas, Tharpe destacou-se pela habilidade excecional na guitarra eléctrica e pela fusão inovadora de gospel com ritmos seculares, num tempo em que tal mistura era pouco comum.
Nas décadas de 1930 e 1940, a sua música abriu caminho para gerações de artistas, deixando uma marca indelével em nomes como Elvis Presley, Chuck Berry e Johnny Cash, que reconheceram a sua influência no desenvolvimento dos géneros que dominariam a cultura popular nas décadas seguintes.
Em reconhecimento pela sua contribuição, foi postumamente introduzida no Rock & Roll Hall of Fame em 2018.
Rosetta deverá abordar não só o impacto musical de Tharpe, mas também o contexto social e cultural em que a artista emergiu, numa era duplamente marcada pela segregação racial e por barreiras de género.
A Amazon MGM Studios ainda não revelou detalhes sobre a data de estreia, ou o restante elenco. Lizzo, que tem conquistado o público com êxitos como "Truth Hurts" e "Good as Hell", assume o primeiro grande papel como protagonista no cinema e expressou entusiasmo por interpretar Tharpe, afirmando no Instagram: "Estou tão entusiasmada e honrada por fazer parte deste projeto".
Este papel segue-se às aparições anteriores de Lizzo como atriz, incluindo a estreia no cinema em "Hustlers" (2019).
Recentemente, a cantora e compositora britânica Yola retratou Rosetta Tharpe no filme "Elvis", de Baz Luhrmann, que explorou a vida de Elvis Presley.
Antes, em 2013, o documentário "Sister Rosetta Tharpe: The Godmother of Rock & Roll", produzido pela PBS para a série American Masters, ofereceu um olhar aprofundado sobre a sua carreira e influência duradoura.
Foto: James J Kriegsmann/WIkipedia, CC BY-SA