Publicado em 12 May. 2025 às 09:25, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar, Cinema Europeu)
O realizador húngaro, premiado com um Óscar por "Filho de Saul", volta a abordar a Segunda Guerra Mundial com um filme sobre a figura da resistência aos nazis na França ocupada.
O realizador húngaro László Nemes, distinguido com o Óscar de melhor filme internacional em 2016 pelo intenso "Filho de Saul", está a trabalhar num novo projeto ambientado na Segunda Guerra Mundial.
Intitulado "Moulin", o filme, em língua francesa, vai contar a história de Jean Moulin, figura central da Resistência Francesa.
Gilles Lellouche, colaborador habitual de Guillaume Canet, conhecido por filmes como "Pequenas Mentiras Entre Amigos", ou "Adeus Senhor Haffmann", interpretará Moulin, enquanto Lars Eidinger, de "As Nuvens de Sils Maria", dará vida a Klaus Barbie, o temido líder da Gestapo em Lyon.
A obra será apresentada no próximo mercado cinematográfico de Cannes pela 193, a empresa da Legendary Entertainment recentemente criada para a produção e venda de filmes independentes.
No centro do argumento estará a missão de Jean Moulin, lançado de paraquedas na França ocupada com o objetivo de unir os grupos da resistência aos nazis sob o comando do General Charles de Gaulle. Na clandestinidade, Moulin acaba traído e capturado, enfrentando tortura às mãos de Barbie.
Com produção de Alain Goldman ("La Vie en Rose") e argumento de Olivier Demangel ("Class Act"), o filme conta com a coprodução da TF1 e Studio TF1, que também distribuirão o filme em França.
"É uma honra trazer ao grande ecrã a vida de Jean Moulin, um símbolo de resistência e humanidade face à opressão", declarou Nemes num comunicado à imprensa, acrescentando que a coragem de Moulin "perante a adversidade é uma lição que continua a inspirar."