Publicado em 4 Jul. 2025 às 10:04, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Cinema Europeu)
O realizador italiano regressa à Biennale com uma estreia mundial em competição.
"La Grazia", de Paolo Sorrentino, será o filme de abertura da 82.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, anunciou hoje a organização. A estreia mundial da longa-metragem terá lugar na noite de 27 de agosto de 2025, na Sala Grande do Palazzo del Cinema, no Lido de Veneza.
Escrito e realizado por Sorrentino, vencedor do Óscar por "A Grande Beleza", "La Grazia" marca o regresso do cineasta italiano à competição oficial do festival.
O filme é protagonizado por Toni Servillo, colaborador habitual de Sorrentino, e por Anna Ferzetti.
Alberto Barbera, diretor artístico da Biennale Cinema 2025, destaca o simbolismo da escolha: "Estou muito satisfeito por a 82.ª edição do Festival de Veneza se iniciar com o novo e aguardado filme de Paolo Sorrentino". Barbera recordou ainda a estreia do realizador no festival em 2001 com "L'uomo in più", que assinalou o início de uma relação contínua com o certame. O percurso de Sorrentino em Veneza inclui também a apresentação da série "The Young Pope" e o sucesso de "A Mão de Deus", vencedor do Leão de Prata – Grande Prémio do Júri em 2021.
Com uma carreira marcada por distinções internacionais, Paolo Sorrentino tornou-se um dos mais reconhecidos autores do cinema contemporâneo italiano. Além de Veneza, o seu trabalho tem sido presença constante também no Festival de Cannes, onde obras como "Il Divo", "A Juventude" e "Este é o Meu Lugar" foram amplamente aclamadas.
O Festival Internacional de Cinema de Veneza decorrerá entre 27 de agosto e 6 de setembro de 2025.