Cartaz de cinema

"La Chute", de Boris Labbé, vence edição 2018 do Curtas Vila do Conde

Publicado em 22 Jul. 2018 às 21:01, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Cinema Português)

"La Chute", de Boris Labbé, vence edição 2018 do Curtas Vila do Conde

O palmarés da 26ª edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema foi anunciado este domingo, na cerimónia de encerramento do festival.

O grande prémio da edição 2018 do Curtas de Vila do Conde foi entregue à animação francesa "La Chute", anunciou a organização. A curta-metragem de Boris Labbé, venceu ainda o Grande Prémio DCN Beers da Competição Internacional (à qual concorrem também os filmes da Competição Nacional).

Na mesma competição, "Raymonde ou l"évasion verticale", de Sarah van den Boom, foi o vencedor do prémio para Melhor Animação; "Madness", de João Viana, foi considerado o Melhor Documentário; e "Fry Day", de Laura Moss, foi premiado com o troféu para Melhor Ficção. O Prémio do Público foi atribuído pelos espectadores a "Ce Magnifique Gâteau!" realizado por Emma de Swaef e Marc James Roels.

A portuguesa Ana Moreira, atriz estreante nas lides da realização, venceu o Prémio de Melhor Curta-Metragem Europeia com "Aquaparque". O filme ficou, assim, nomeado para os European Film Awards da European Film Academy. Ana Moreira conquistou ainda o Prémio Kino Sound Studio para Melhor Realizador Português.

Na Competição Nacional, que contou com 17 filmes portugueses a concurso, o vencedor do Prémio Pixel Bunker e Melhor Filme em competição foi "Onde o Verão Vai (Episódios da Juventude)", de David Pinheiro Vicente.

O Prémio do Público SPA, destinado ao filme português com melhor média de votação atribuída pelo público, foi atribuído à animação "Entre Sombras", de Alice Eça Guimarães e Mónica Santos.

Na Competição Experimental, o realizador norte-americano Morgan Fisher conquistou o prémio para melhor filme com "Another Movie". O júri atribuiu ainda uma menção honrosa à curta-metragem "Comfort Stations", da dupla Anja Dornieden e Juan David González.

No Curtinhas, secção para os mais novos onde o júri é composto por crianças, o Prémio Curtinhas MAR Shopping foi atribuído a "The Highway Rat", de Jeroen Jaspaert. Foram ainda distinguidos com menções honrosas os filmes "Ameise", de Julia Ocker, e "Skyggebokser", de Andreas Boggild Monies.

João Pombeiro venceu a Competição de Vídeos Musicais com "Back to Nature", da banda Nightmares On Wax.

Na Competição Take One!, dedicada a filmes de escola, foram entregues à curta-metragem "Amor, Avenidas Novas", de Duarte Coimbra, o Prémio IPDJ, o Prémio Smiling, o Prémio Agência da Curta Metragem e o Prémio Restart. A dupla André Puertas e Ana Oliveira conquistou o Prémio Blit para Melhor Realização pela curta-metragem "A Ver o Mar". Na primeira edição da Competição Take One! Europeu, com várias escolas europeias a concurso, a curta-metragem polaca "Their Voices", de Eri Mizutani, arrecadou o prémio para melhor filme.