Publicado em 15 Mai. 2023 às 10:08, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Trailers, Cinema Asiático)
O ator e realizador regressa aos filmes de samurais para contar um episódio que envolve conspirações e revoltas no Japão feudal.
"Kubi", o novo filme de samurais de Takeshi Kitano é um dos mais aguardados da programação do próximo Festival de Cannes. Épico histórico que mistura ação, comédia e drama, terá estreia mundial fora de competição.
O realizador e ator japonês adapta o seu romance homónimo, publicado em 2019, sobre um acontecimento histórico do século XVI - a revolta de um importante vassalo do senhor da guerra Oda Nobunaga que levou a que este se matasse no seu palácio em Quioto.
Com um elenco de estrelas japonesas como Asano Tadanobu, Nishijima Hidetoshi, ou Kase Ryo, "Kubi" marca o regresso de Kitano aos filmes de samurais, género que já explorara em "Zatoichi" (2003).
Kitano confessa que tinha o projeto em mente há mais de 30 anos, mas só conseguiu realizá-lo agora, com o apoio da produtora Kadokawa. Numa conferência de imprensa recente acrescentou que não queria fazer um filme histórico convencional, mas que pretendia mostrar os aspectos sujos e as tarefas rotineiras da época.
Natsuno Takeshi, da Kadokawa, que distribuirá o filme no Japão, qualifica "Kubi" como "um filme raro, numa escala semelhante à de 'Os Sete Samurais' e 'Kagemusha - A Sombra do Guerreiro' de Akira Kurosawa, com uma qualidade tragicómica que parece shakespeariana".