Cartaz de cinema

Kristen Stewart será presidente do júri no Festival de Berlim 2023

Publicado em 9 Dez. 2022 às 12:47, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Kristen Stewart será presidente do júri no Festival de Berlim 2023

O primeiro dos grandes festivais do ano decorre em fevereiro.

A atriz, argumentista e realizadora norte-americana Kristen Stewart será a presidente do Júri Internacional no 73.º Festival Internacional de Cinema de Berlim, anunciou hoje a organização.

Os directores do festival, Mariette Rissenbeek e Carlo Chatrian, qualificam Stewart como uma das atrizes "mais talentosos e multifacetadas da sua geração", e relembram que deu vida a "personagens eternas", desde Bella Swan, de "Crepúsculo", até à Princesa de Gales em "Spencer". Referem "o impressionante corpo de trabalho" que tem atrás de si e concluem que "é a ponte perfeita entre os EUA e a Europa".

Após ter conseguido fama mundial na saga para jovens adultos adaptada da obra literária de Stephenie Meyer, Kristen Stewart trabalhou ao lado de Juliette Binoche em "As Núvens of Sils Maria", de Olivier Assayas e, em 2015, tornou-se a primeira americana a receber o prémio cinematográfico francês César pelo seu papel no filme. Voltou a filmar com Assayas em 2016 já como protagonista de "Personal Shopper".

No ano seguinte, celebrou a estreia como realizadora e argumentista através da curta-metragem "Come Swim".

Em 2018, integrou o Júri Internacional no Festival de Cinema de Cannes.

Após um breve regresso aos blockbusters na versão de "Os Anjos de Charlie" realizada por Elizabeth Banks, foi Jean Seberg na biopic dirigida por Benedict Andrews que teve lançamento mundial no Festival de Veneza.

Em 2020, assinou a segunda curta, "Crickets".

A sua interpretação da Princesa Diana em "Spencer", de Pablo Larraín, valeu-lhe a nomeação para um Oscar.

Prepara a estreia na realização de uma longa-metragem com a adaptação cinematográfica do sucesso literário "A Cronologia da Água", de Lidia Yuknavitch.

Aos 32 anos, Kristen Stewart torna-se a presidente do júri mais jovem de sempre na Berlinale.

A próxima edição do Festival de Berlim - um dos três mais importantes que ocorrem na Europa ao lado de Veneza e Cannes - terá lugar entre 16 e 26 de fevereiro 2023.