Cartaz de cinema

Kit Harington de "A Guerra dos Tronos" interessado em série sobre tentativa de fazer explodir o parlamento britânico

Publicado em 6 Out. 2016 às 13:28, por , em Notícias de Televisão e Séries (Temas: Primeiro olhar)

Kit Harington de "A Guerra dos Tronos" interessado em série sobre tentativa de fazer explodir o parlamento britânico

Kit Harington, o Jon Snow em "A Guerra dos Tronos", quer desenvolver uma minissérie sobre a tentativa de fazer ir pelos ares a Casa dos Lordes em 1605, afirma a Empire.

O interesse de Harington vai para lá da curiosidade histórica pois, de acordo com uma revelação feita em maio, o ator é descendente de Robert Catesby, o líder dos conjurados daquela que ficaria conhecida como a Conspiração da Pólvora.

A Empire também adianta que a BBC e a produtora Kudos (a mesma das séries "Humans" e "Broadchurch"), poderão estar interessadas na ideia, composta de três episódios de uma hora.

Com o título provisório "Gunpowder", a série tem como objetivo contar os preparativos do grupo de católicos ingleses, onde se incluiam Catesby e o agora célebre Guy Fawkes, para encherem de pólvora os túneis por debaixo do Palácio de Westminster. Os insurretos fariam detonar os explosivos no dia da abertura do parlamento, de forma a matarem o Rei Jaime I e assim abrirem caminho para o regresso de um rei Católico ao trono britânico.

A comemoração do golpe falhado a 5 de novembro, que durante anos incluiu um forte sentimento anti-católico, perdeu aos poucos o significado inicial. Recentemente, desde que o filme "V de Vendetta" trouxe Guy Fawkes novamente para a ribalta, a máscara usada no filme passou a representar o protesto contra o sistema, sobretudo contra os políticos e o estado, tendo-se tornado também o símbolo de movimentos pós-anarquistas e de ativistas online - como os Anonymous.