Cartaz de cinema

Kirill Serebrennikov: estreia na televisão com minissérie "O Fantasma da Ópera"

Publicado em 12 Set. 2023 às 11:01, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar)

Kirill Serebrennikov: estreia na televisão com minissérie "O Fantasma da Ópera"

O dramaturgo e cineasta russo exilado, presença habitual no Festival de Cannes, idealizou uma adaptação que reforça o ambiente gótico e confere um tom subversivo à conhecida obra sobre o monstro que assombra a Ópera de Paris.

Longe dos problemas com as autoridades russas, Kirill Serebrennikov montou base em França para regressar ao trabalho em várias frentes. Enquanto prepara a estreia ainda este mês de uma encenação do "Lohengrin" de Wagner para a Ópera Nacional de Paris, tem na calha uma minissérie televisiva em seis episódios que adapta uma célebre história bastante próxima dos ambientes operáticos.

Publicada nos primeiros anos do século XX em formato de folhetim, "O Fantasma da Ópera", de Gaston Leroux, jornalista e autor de obras populares, parte da obsessão de um génio musical desfigurado que assombra a Ópera de Paris por uma jovem soprano.

Várias vezes adaptada para o teatro, em 1925 a história foi objeto de um famoso filme com Lon Chaney no papel do fantasma e, em 1986, transformada num musical de sucesso por Andrew Lloyd Webber.

Agora, Serebrennikov promete uma reinterpretação da obra: "A nossa história transcenderá os limites do texto de Gaston Leroux, escrito há mais de um século, e tornar-se-á a história do mundo íntimo da ópera", afirmou. A produção baseada na Pathé acrescenta que será um "thriller psicológico fascinante com tons de horror" contado do ponto de vista da jovem artista Christine.

Afastado das funções como encenador teatral e diretor do Centro Gogol, em Moscovo, Serebrennikov foi condenado a pagar uma multa e a três anos de pena suspensa em junho de 2020 num processo por acusações de desvio de dinheiros públicos. Opositores do regime de Vladimir Putin e figuras de relevo do meio cultural russo garantiram na altura que as acusações eram falsas e se destinavam a punir Serebrennikov por críticas ao governo.

Selecionado para a competição em Cannes com os seus três últimos filmes, "Leto", "Petrov's Flu" e "Tchaikovsky's Wife", mudou-se para França onde já está a trabalhar com a Pathé noutras duas longas-metragens.

"Limonov", será um filme em língua inglesa sobre o poeta, provocador e dissidente político Eduard Limonov, com o britânico Ben Whishaw como protagonista. Nascido na Ucrânia, Limonov fugiu da então União Soviética para os Estados Unidos, onde se tornou poeta punk e mordomo de um milionário de Manhattan, antes de se tornar escritor de moda e sensação literária em Paris. Após a queda do comunismo, Limonov regressou à Rússia, onde fundou o nostálgico Partido Nacional Bolchevique, tornando-se um ídolo para muitos jovens russos.

Igualmente em preparação está "The Disappearance of Josef Mengele", que acompanha a história do famoso médico nazi Josef Mengele durante os seus anos de fuga, entre o Paraguai e o Brasil. August Diehl interpretará o criminoso de guerra que morreu em 1979 sem nunca ter sido julgado.