Cartaz de cinema

KINO 2022 abre com "O vizinho do lado", de Daniel Brühl

Publicado em 11 Jan. 2022 às 13:05, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Europeu, Ciclos de cinema)

KINO 2022 abre com "O vizinho do lado", de Daniel Brühl

A mostra de cinema de expressão alemã decorre entre 27 de janeiro e 2 de fevereiro, no Cinema São Jorge, em Lisboa, e na plataforma digital Filmin.

A KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã, do Goethe-Institut Portugal, anunciou a programação completa da 19.ª edição. De 27 de janeiro a 2 de fevereiro, no Cinema São Jorge, em Lisboa, e na plataforma digital Filmin, serão apresentadas 15 longas-metragens oriundas da Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo. Sob o tema In Zukunft (em português, "De Futuro"), a KINO exibe ficções e documentários que se destacaram nos grandes festivais internacionais, bem como primeiras e segundas obras, quase todas estreias absolutas em Portugal.

A abertura cabe a "O vizinho do lado", estreia na realização de Daniel Brühl, ator que ficou conhecido pelo papel em "Adeus, Lenine!" e surgiu em filmes como "Sacanas Sem Lei", "Rush", "Capitão América: Guerra Civil", ou "The King's Man: O Início".

No Cinema São Jorge, em Lisboa, a KINO divide-se em três secções.

Na secção Visões encontram-se seis obras com nomes conhecidos do público, na realização, ou no elenco. Aqui podem ser vistos "A Grande Liberdade", de Sebastian Meise, com Franz Rogowski, escolhido pela Áustria como candidato ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e vencedor do Prémio do Júri no Festival de Cannes; "Caro Thomas", um retrato do escritor e realizador Thomas Brasch, realizado por Andreas Kleinert, com Albrecht Schuch e Yella Haase, vencedor do Grande Prémio no festival de cinema Tallinn Black Nights; "Jumbo", um excêntrico coming-of-age luxemburguês, assinado por Zoé Wittock; "Fabian", de Dominik Graf, filme de época que integrou a competição do Festival de Berlim 2021; "O mundo jamais será o mesmo", trágica história de amor, de Anne Zohra Berrached; e "Ninguém está com as vitelas", de Sabrina Sarabi, com Saskia Rosendahl, Leopardo para Melhor Atriz na secção Cineasti del Presente do Festival de Cinema de Locarno 2021.

Na secção Perspetivas cabem cinco primeiras e segundas obras. Uma é precisamente "O vizinho do lado", filme de abertura. realizado. Será acompanhado na mesma secção po "Juventopia", uma original distopia suíça, de Dennis Stormer, favorito do público no Festival de Cinema de Zurique; "Toubab", de Florian Dietrich, uma comédia e também favorito do público, mas no Festival de Cinema de Varsóvia 2021; "Ivie mais Naomi", de Sarah Blaßkiewitz, sobre o racismo estrutural na Alemanha; e "Só mais uma voltinha no carrossel", de Hannes Starz, uma ode ao punk, à amizade e às despedidas.

A secção Realidades é dedicada ao documentário com quatro filmes realizados por mulheres. Tanto "The case you", de Alison Kuhn, que dá voz à catarse coletiva frente a um episódio traumático de manipulação sexual, como "Walchensee para sempre", de Janna Ji Wonders, que trata a herança afetiva através de várias gerações de mulheres de uma mesma família, foram premiados em festivais de cinema na Alemanha. Os restantes filmes da secção são "O grafiteiro de Zurique", de Nathalie David, que ilustra o percurso do polémico artista Harald Naegeli; e "Girls | Museum", de Shelly Silver, que apresenta a opinião de um grupo de raparigas jovens e adolescentes sobre as obras de arte num museu e realça questões como a representatividade, o género, a sexualidade, o desejo, o poder e o cânone.

Mais informações sobre horários e compra de bilhetes no site do KINO.