Cartaz de cinema

Karla Sofía Gascón como vilã no western "Trinidad"

Publicado em 26 Jun. 2025 às 11:45, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Europeu)

Karla Sofía Gascón como vilã no western "Trinidad"

Após a polémica em redor de "Emilia Pérez", a atriz espanhola é uma viúva conservadora num filme ambientado no velho oeste americano.

A atriz espanhola Karla Sofía Gascón está de regresso ao cinema com a longa-metragem "Trinidad", um western filmado nas Ilhas Canárias. É o primeiro trabalho da atriz transgénero desde "Emilia Pérez", de Jacques Audiard, que lhe valeu aclamação, o prémio de Melhor Interpretação em Cannes, partilhado com o restante elenco principal e uma nomeação para os Óscares, mas também uma forte polémica pouco antes da cerimónia, devido a publicações antigas nas redes sociais.

Realizado por Laura Alvea e José Ortuño, "Trinidad" é protagonizado por Gabriela Andrada no papel de uma jovem espanhola que foge da justiça do seu país rumo ao Velho Oeste norte-americano, acompanhada pela mãe (interpretada por Paz Vega) e pela irmã (Sofía Allepuz). No novo mundo, a personagem descobre um talento notável para o manuseio de armas, conquista fama e sustento para a família, mas também atrai inimigos perigosos.

Entre estes inimigos destaca-se a viúva Bronson, interpretada por Gascón, uma personagem descrita pela atriz como uma "mulher ultra-conservadora" que resiste ao progresso social, apesar de ser ela própria uma imigrante. "É uma espécie de Darth Vader feminina com cinco filhos para proteger e manipular", afirmou Gascón ao The Hollywood Reporter.

A escolha de Gascón para o papel não foi isenta de reflexão. Silvia Carvalho da Costa, produtora do filme, reconhece a controvérsia que envolveu a atriz: "Todos já fomos heróis na história de alguém e vilões na de outros. Conheço a Karla: além de uma grande atriz, é para mim uma grande pessoa, isso pesou mais do que qualquer polémica", explicou.

Com um orçamento estimado em 14 milhões de euros, o elenco de "Trinidad" conta ainda com Milena Smit, Alfonso Sánchez e Antonio Dechent. As filmagens terminaram a 20 de junho.

Após este filme, Gascón irá participar no thriller psicológico "The Life Lift", primeira obra da italiana Stefania Rossella Grassi, e "Las malas", adaptação da obra de Camila Sosa Villada, dirigida por Armando Bó. Em paralelo, a atriz mantém a faceta de escritora, tendo lançado recentemente "Lo que queda de mí", a versão revista das suas memórias publicadas originalmente no México sob o título "Karsia".