Cartaz de cinema

Karla Sofía Gascón afastada da campanha para os Óscares

Publicado em 5 Feb. 2025 às 15:16, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Temporada de prémios, Oscars, Bastidores)

Karla Sofía Gascón afastada da campanha para os Óscares

A atriz espanhola, que fez história como a primeira mulher trans nomeada na categoria, viu a sua candidatura ser abalada pela divulgação de textos antigos considerados ofensivos, forçando a Netflix a distanciar-se e a reajustar a estratégia promocional do filme "Emilia Pérez".

A atriz espanhola Karla Sofía Gascón não comparecerá aos próximos eventos do circuito de prémios que antecede os Óscares, num momento em que a sua campanha para a categoria de Melhor Atriz enfrenta sérias dificuldades.

Fontes ligadas à produção do filme "Emilia Pérez" confirmaram estas decisões à imprensa norte-americana.

Gascón, que fez história ao tornar-se a primeira mulher trans nomeada na categoria de Melhor Atriz nos Óscares, viu a sua campanha desmoronar após a divulgação de textos antigos com comentários considerados xenófobos e racistas. Apesar de ter emitido um pedido de desculpas e desativado a sua conta na rede social X, muitos na indústria consideraram a resposta insuficiente.

A situação agravou-se quando a atriz concedeu uma entrevista não autorizada à CNN em espanhol, onde afirmou que compareceria à cerimónia dos Óscares a 2 de março. No entanto, desde o fim de semana passado, Gascón não manteve comunicação direta com a Netflix, distribuidora do filme nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Os seus representantes europeus informaram a plataforma de streaming de que a atriz não participará em eventos importantes nesta fase final da campanha, incluindo os Critics' Choice Awards, os Prémios da Producers Guild of America (PGA) e da Directors Guild of America (DGA), bem como a apresentação dos Virtuoso Awards no Festival Internacional de Cinema de Santa Bárbara.

Perante a polémica, a Netflix entrou em modo de contenção de danos e está a reajustar a estratégia promocional para "Emilia Pérez", dando prioridade às outras 12 categorias onde o filme está nomeado, como Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Realizador (Jacques Audiard) e Melhor Atriz Secundária (Zoe Saldaña). As novas campanhas dão maior destaque a Saldaña, bem como às outras protagonistas, Selena Gomez e Adriana Paz, excluindo imagens de Gascón.

Nas ações de promoção para os prémios BAFTA da academia britânica, Saldaña e Audiard participaram em eventos em Londres. Durante uma sessão de perguntas e respostas, Saldaña manifestou tristeza pelos comentários controversos da colega de elenco.

A presença de Gascón na cerimónia dos Óscares ainda é incerta. Caso compareça, uma coisa é certa, a Netflix não cobrirá os custos da sua viagem e estadia.