Cartaz de cinema

"Juror #2" de Clint Eastwood estreia a 20 de dezembro no serviço de streaming Max

Publicado em 14 Dez. 2024 às 19:15, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Norte-Americano)

"Juror #2" de Clint Eastwood estreia a 20 de dezembro no serviço de streaming Max

A Warner Bros. decidiu não lançar o filme do consagrado realizador de 93 anos nas salas de cinema.

O filme "Juror #2" chega ao serviço de streaming Max a 20 de dezembro. O thriller jurídico realizado por Clint Eastwood acompanha Justin Kemp (Nicholas Hoult), jurado num importante julgamento de homicídio que se debate com um sério dilema moral quando descobre que possui uma informação capaz de influenciar o veredicto e libertar o réu.

Do elenco fazem ainda parte Toni Collette, J.K. Simmons (vencedor do Óscar por "Whiplash"), Chris Messina, Gabriel Basso, Zoey Deutch, Cedric Yarbrough, Leslie Bibb e Kiefer Sutherland ("24").

Apesar de ser dirigido por uma lenda viva do cinema, o filme foi exibido em menos de 50 cinemas dos EUA e em apenas seis outros países antes do lançamento global no streaming.

Bem recebido pela crítica, acabou por ser um sucesso em França, onde somou mais de 11 milhões de dólares em receita e esgotou salas. O total de box office fora dos EUA aproxima-se dos 20 milhões de dólares. O estúdio não divulgou as receitas norte-americanas.  

Profissionais da área apontam a falta de visão da Warner Bros. e a desvalorização do legado de Eastwood. O realizador Guillermo del Toro elogiou "Juror #2" e fez a pergunta que reflete o pensamento de muitos: "Porque é que este filme não foi lançado em larga escala nos Estados Unidos?"

Durante décadas, a colaboração entre o realizador de 93 anos e a Warner gerou sucessos como "Impacto Súbito", "Imperdoável", "As Pontes de Madison County", "Invictus", "Million Dollar Baby", ou "American Sniper". No entanto, "Cry Macho", o seu filme anterior, lançado em 2021, teve um desempenho discreto nas bilheteiras, o que influenciou a decisão da Warner, interessada em reduzir custos.

O estúdio acrescenta que o filme sempre foi pensado para o lançamento em streaming. Ainda assim, organizou projeções para manter o filme na corrida durante a temporada de prémios, que culminará com a entrega dos Óscares em março de 2025.