Cartaz de cinema

Julianne Moore preside ao júri do próximo festival de Veneza

Publicado em 15 Jul. 2022 às 21:43, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Julianne Moore preside ao júri do próximo festival de Veneza

O festival de cinema que tem lugar entre agosto e setembro na cidade italiana revelou hoje os nomes dos jurados responsáveis pela atribuição do Leão de Ouro.

A actriz americana Julianne Moore será a presidente do Júri Internacional da Competição no 79.º Festival Internacional de Veneza que terá lugar entre 31 de agosto e 10 de setembro 2022.

Vencedora de um Oscar por "Still Alice", em 2014, e também premiada nos Emmys e BAFTA Awards da academia britânica, Julianne Moore é também a primeira americana a ser galardoada com prémios de interpretação nos três grandes festivais europeus: Berlim ("The Hours", 2002), Veneza ("Far from Heaven", 2002) e Cannes ("Maps to the Stars", 2014).

Recentemente, protagonizou "When You Finish Saving The World", filme realizado por Jesse Eisenberg e estreado no Festival de Cinema de Sundance. Em 2021, entrou na minissérie "Lisey's Story", da Apple TV+, baseada no romance de Stephen King, e no filme "Dear Evan Hansen".

Os restantes elementos do júri serão:

Mariano Cohn (Argentina), realizador, argumentista e produtor de cinema. Dirigiu dez longas-metragens. O seu filme mais recente é "Competição Oficial", com Penélope Cruz, Antonio Banderas e Oscar Martínez, que estreou durante o Festival de Cinema de Veneza do ano passado.

Leonardo Di Costanzo (Itália), realizador e argumentista. Em 2013 ganhou o prémio David di Donatello, da academia italiana, na categoria de melhor primeira obra, com "L'intervallo", apresentado em 2012 na secção Orizzonti do Festival de Veneza. Em 2013, foi membro do júri do Orizzonti em Veneza. "Ariaferma" (2021), o seu último filme, foi exibido fora da Competição em Veneza e ganhou um prémio David di Donatello para melhor argumento e melhor actor principal, Silvio Orlando.

Audrey Diwan (França), cineasta e argumentista, fez a sua estreia na realização de longas-metragens com "Mais vous êtes fous", protagonizada por Cèline Sallette e Pio Marmaï. O seu último filme, "O Acontecimento" ganhou o Leão de Ouro em Veneza, em 2021.

Leila Hatami (Irão), actriz nascida em Teerão. Ganhou reconhecimento mundial em "A Separação" de Asghar Farhadi, que lhe valeu o Urso de Prata no Festival de Berlim. Em 2014, foi membro do júri em Cannes.

Kazuo Ishiguro (Japão, Reino Unido), romancista e argumentista vencedor do Prémio Nobel. Nascido em Nagasaki, Japão, em 1954, mudou-se para a Grã-Bretanha com os pais quando tinha cinco anos. Os seus livros, traduzidos em mais de cinquenta línguas, renderam-lhe muitas honras. "The Remains of the Day" e "Never Let Me Go" foram adaptados ao cinema.

Rodrigo Sorogoyen (Espanha), realizador, argumentista e produtor. A sua longa-metragem "El Reino" ganhou sete prémios Goya da academia espanhola. O seu segundo filme "Madre", apresentado na secção Orizzonti, valeu o prémio de melhor actriz a Marta Nieto.

O júri irá atribuir o Leão de Ouro para Melhor Filme, o Leão de Prata - Grande Prémio do Júri, Leão de Prata para Melhor Realizador, as duas taças Volpi, para Melhor Actriz e Melhor Actor, o Prémio Especial do Júri, Prémio para Melhor Argumento, e o Prémio "Marcello Mastroianni" para a maior revelação.