Cartaz de cinema

Joshua Oppenheimer começa a filmar "The End" com Tilda Swinton

Publicado em 1 Jun. 2023 às 16:28, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar, Elenco)

Joshua Oppenheimer começa a filmar "The End" com Tilda Swinton

Joshua Oppenheimer, conhecido pelos documentários "O Ato de Matar" e "O Olhar do Silêncio", começou a rodar o seu próximo filme, "The End", um musical pós-apocalíptico que conta com a participação da atriz britânica Tilda Swinton.

Primeira longa-metragem de ficção do realizador norte-americano, tal como os seus trabalhos anteriores, estará repleto de absurdo e humor negro, segundo as primeiras informações divulgadas.

Descrito como um musical ao estilo clássico de Hollywood, "The End" narra a história de uma família rica que sobrevive num palácio subterrâneo há duas décadas, após o fim do mundo para o qual contribuíram diretamente como magnatas do petróleo.

Os habitantes do bunker são uma mãe, um pai e o filho de vinte anos que nunca viu o mundo exterior. Há uma empregada, com quem o filho tem a sua única relação honesta, um médico, um mordomo e uma jovem que, mal tendo sobrevivido, consegue forçar a entrada no luxuoso abrigo.

Mais do que as condições inóspitas do exterior, é o medo de se confrontarem com a verdade do que fizeram ao mundo e com o destino a que abandonaram as suas famílias que os impede de sair.

Além de Swinton, o elenco conta com George MacKay, Moses Ingram, Michael Shannon, Bronagh Gallagher, Tim McInnerny e Lennie James.

Oppenheimer é co-autor do argumento com o dinamarquês Rasmus Heisterberg - que antes escreveu "Um Caso Real" e "Millennium 1 - Os Homens que Odeiam as Mulheres".

A direção de fotografia fica a cargo de Mikhail Krichman, colaborador frequente de Andrey Zvyagintsev (vencedor do Festival de Veneza em 2003 com "O Regresso" e premiado pelo argumento na edição de 2014 do Festival de Cannes por "Leviatã").

Anunciado pela primeira vez no outono de 2021, "The End" promete ser uma sátira mordaz sobre uma elite que se isolou da realidade, num mundo de fantasia e ilusão, e promete explorar temas como a culpa, o arrependimento, a redenção e a esperança, através de canções originais compostas por Josh Schmidt.

O filme é uma co-produção entre a Dinamarca, Alemanha, Itália, Irlanda, Reino Unido e Suécia com algum apoio financeiro do fundo Eurimage.  

A rodagem começou na Irlanda em finais de março, e devem ocorrer também na Itália e na Alemanha. Prevê-se que o filme chegue aos cinemas em 2024.