Cartaz de cinema

John Malkovich encena a morte de Seneca no próximo filme de Robert Schwentke

Publicado em 26 Mar. 2022 às 13:23, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Europeu)

John Malkovich encena a morte de Seneca no próximo filme de Robert Schwentke

Atualmente em pós-produção, "Seneca or on the Creation of Earthquakes", novo filme do mesmo realizador de "O Capitão", tem estreia apontada para o final deste ano.

Robert Schwentke prepara novo filme longe das lógicas comerciais norte-americanas, uma comédia negra que imagina os últimos dias na vida do famoso filósofo romano Séneca.

"Séneca ou sobre a Criação de Terramotos" (tradução livre do original "Seneca or on the Creation of Earthquakes"), foi rodado na cidade de Ouarzazate, no sul de Marrocos, entre setembro e novembro de 2021, e está agora em pós-produção. Tem estreia planeada na Alemanha durante o outono deste ano.

O filme desenrola-se pelo ano 65 d.C., quando o egocêntrico e emocionalmente volátil Imperador Nero ascende ao poder absoluto. Séneca que foi seu professor, mentor e conselheiro desde a infância, organiza uma festa quando recebe más notícias. Nero acredita, erradamente, que Séneca fez parte de uma conspiração contra a sua vida. É-lhe dito: vá para casa, reúna a família e amigos e suicide-se esta noite da forma que preferir, ou, apareceremos à sua porta amanhã de manhã.

O filósofo aceita o seu destino e decide que vai despedir-se da vida como Sócrates. Reunindo um pequeno grupo de amigos. irá dar-lhes uma derradeira palestra, um compêndio de todas as suas ideias. Depois, abrirá os pulsos com o seu lugar na história cimentado para sempre.

Segue o plano à risca só que... não morre. Assim, faz outro discurso e outra tentativa para abrir as suas artérias. Velho e magro, é como se tivesse serradura nas veias e simplesmente não morre.

Tragam a cicuta! Outro fracasso épico. E assim por diante...

John Malkovich interpreta o venerando filósofo. O papel de Nero foi entregue ao jovem Tom Xander, recentemente visto no filme "Jolt", da Prime Video, ao lado de Kate Beckinsale e Jai Courtney. Outros nomes do elenco incluem Andrew Koji, que volta a trabalhar com Schwentke após ter entrado em "Snake Eyes", Geraldine Chaplin, Mary-Louise Parker e Julian Sands.

Schwentke escreveu o guião com o norte-americano Matthew Wilder, argumentista, realizador de dois filmes independentes, "Your Name Here" (2008), com Bill Pullman, e "Regarding the Case of Joan of Arc" (2018), e colaborador de Paul Schrader no argumento adaptado de "Como Cães Selvagens" (2016).

Entre "O Capitão" e "Snake Eyes"

O Capitão / Der Hauptmann (2017)

O cineasta alemão, mas formado nas escolas de cinema norte-americanas, lançou-se internacionalmente com "Pânico a Bordo", thriller num avião onde a desesperada Jodie Foster procura pela filha desaparecida, continuaria entre produções rotineiras como "Red: Perigosos", ou o desastrado "R.I.P.D.: Agentes do Outro Mundo", para depois pegar nos dois capítulos finais de "Divergentes" com assinalável sucesso.

Em 2017, surpreende com o mais pessoal e infinitamente interessante "O Capitão", a história de um desertor oportunista transformado em criminoso de guerra nas últimas semanas da Segunda Guerra Mundial.

Quatro anos passados, assina outro blockbuster, "Snake Eyes: A Origem dos G.I. Joe".

Agora, parece fazer o caminho de regresso a projetos menos industrializados. Coprodução dos alemães da Filmgalerie 451 e Gretchenfilm com a marroquina Kasbah Films e apoio financeiro da ZDF e do canal franco-alemão ARTE, "Sobre a Criação de Terramotos" apresenta-se como uma comédia épica miniaturizada acerca da tentativa falhada de um homem se tornar imortal pela linguagem e as ideias.