Cartaz de cinema

João Canijo faz história com dois filmes nas principais competições do Festival de Berlim

Publicado em 23 Jan. 2023 às 15:02, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Cinema Português)

João Canijo faz história com dois filmes nas principais competições do Festival de Berlim

"Mal Viver" concorre ao Urso de Ouro e "Viver Mal" estará na competição Encontros.

O realizador português João Canijo terá dois filmes na seleção oficial do próximo Festival de Berlim. "Mal Viver" integra a Competição Oficial enquanto "Viver Mal" estará na competição Encontros.

O anúncio foi feito esta manhã pelo director do festival, Carlo Chatrian, que destacou o feito inédito de um mesmo realizador apresentar dois filmes nas duas principais competições do festival que vai decorrer de 16 a 26 de fevereiro.

Rodado num hotel do norte do país - o Hotel Parque do Rio, em Ofir - "Mal Viver" é a história de uma família de mulheres de diferentes gerações que arrastam uma vida dilacerada pelo ressentimento e o rancor, abalada ainda mais pela chegada inesperada de uma neta.

Ao mesmo tempo, "Viver Mal" acompanha três grupos de hóspedes do hotel - um casal à beira da separação; uma mãe que encoraja o casamento da filha para poder manter uma relação clandestina; e outra mãe que impede a filha de ser feliz, ao projectar-se nela.

Anabela Moreira, Rita Blanco, Madalena Almeida, Cleia Almeida e Vera Barreto, compõem o elenco em "Mal Viver". Nuno Lopes e Filipa Areosa; Leonor Silveira, Rafael Morais e Lia Carvalho; Beatriz Batarda, Leonor Vasconcelos e Carolina Amaral, interpretam as personagem em "Viver Mal".

Em mais de três décadas de trabalho, desde que "Três Menos Eu" foi filme de abertura do Festival de Roterdão em 1986, João Canijo apresentou os seus filmes nas selecções oficiais dos mais importantes festivais de cinema do mundo, nomeadamente Cannes (por duas vezes), Veneza, San Sebastian, Toronto, Roterdão, Rio de Janeiro e Busan, entre outros.

Em Portugal, os filmes estrearão nos cinemas, em simultâneo, a 11 de maio.