Publicado em 30 Nov. 2014 às 23:07, por Samuel Andrade, em Notícias de cinema (Temas: Temporada de prémios, Cinema Norte-Americano)
O perfil de uma das mulheres mais influentes no panorama cultural dos Estados Unidos da América.
Amanhã tem lugar a cerimónia de entrega dos Gotham Independent Film Awards, um dos mais importantes prémios do cinema independente norte-americano e uma das pessoas em destaque durante a gala será a portuguesa Joana Vicente, diretora executiva do Independent Filmmaker Project (IFP), a entidade organizadora.
Nasceu em Macau, estudou Filosofia em Lisboa, na Universidade Católica. Foi assistente de Maria de Lurdes Pintassilgo no Parlamento Europeu e trabalhou nas Nações Unidas. Os primeiros passos na produção de cinema deu-os como assistente de António-Pedro Vasconcelos e Paulo Branco.
Depois, rumou ao outro lado do Atlântico e, em Nova Iorque, Joana Vicente tornou-se numa das principais figuras da indústria cinematográfica independente.
Juntamente com o marido Jason Kliot, e através da Open City Filmes e da HDNet Films, Joana Vicente produziu mais de quarenta filmes, dos quais se destaca o drama "Three Seasons" (premiado no Festival de Sundance com o Grande Prémio do Júri e o Prémio do Público).
Produziu também longas-metragens para cineastas como Jim Jarmusch ("Café e Cigarros", em 2003), Alex Gibney (nomeado para o Oscar de Melhor Documentário com "Enron: The Smartest Guys in the Room", em 2005), Steven Soderbergh ("Bubble", em 2005) e Brian De Palma ("Censurado", em 2007).
Diretora executiva do IFP desde 2009, o seu trabalho para o desenvolvimento da produção independente cinematográfica de Nova Iorque foi destacado em publicações como a Variety e a Marie Claire, onde o nome de Joana Vicente surgiu como uma das mulheres mais influentes no ramo do entretenimento em 2013.
Os Gotham Independent Film Awards anunciam amanhã qual o melhor filme independente de 2014, numa competição que envolve os filmes "Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)", "Boyhood – Momentos de Uma Vida", "Grand Budapest Hotel", "Love Is Strange" e "Debaixo da Pele".