Cartaz de cinema

Jean-Pierre Jeunet regressa com "Violette"

Publicado em 14 May. 2025 às 09:49, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar, Cinema Europeu)

Jean-Pierre Jeunet regressa com "Violette"

O realizador de "Amélie" apresenta um drama emocional com Leila Bekhti e Matthias Schoenaerts, baseado no bestseller de Valérie Perrin, com chegada aos cinemas prevista para 2026.

O realizador de "O Fabuloso Destino de Amélie", Jean-Pierre Jeunet, começou a rodar o seu próximo filme, "Violette", um drama baseado no romance de Valérie Perrin, "Changer l"eau des fleurs", que vendeu mais de três milhões de cópias em todo o mundo.

"Violette" conta com um elenco liderado pela atriz francesa Leila Bekhti ("Um Profeta", "A Fonte das Mulheres"). A ela juntam-se Matthias Schoenaerts ("Ferrugem e Osso"), Melvil Poupaud ("Jeanne du Barry"), Anouk Grinberg, Sergio Castellitto e Alban Lenoir.

A história, escrita por Jeunet e Guillaume Laurant, centra-se em Violette Toussaint (Bekhti), a cuidadora de um cemitério cuja vida tranquila, marcada por conversas com trabalhadores excêntricos e visitantes que partilham histórias de amor e morte, é abalada pela chegada de um misterioso estranho. Este encontro obriga Violette a enfrentar um passado agitado e cheio de segredos.

Produzido pela Palomar – a mesma empresa por trás do sucesso de bilheteira francês "O Conde de Monte Cristo" – "Violette" começou a ser filmado a 5 de maio e terá uma rodagem de 13 semanas nas regiões da Borgonha, Paris e ainda no sul de França.

A estreia mundial está prevista para 2026.

Nome essencial do cinema francês durante os anos 90 e o início do século XXI, Jeunet assinou títulos como "Delicatessen", "O Fabuloso Destino de Amélie", ou "Um Longo Domingo de Noivado", com uma curta incursão pelo cinema norte-americano em "Alien: O Regresso". Contudo, a sua carreira perdeu fôlego em anos recentes, tendo o cineasta chegado a queixar-se de dificuldades para financiar novos projetos.