Cartaz de cinema

Jane Goodall vem a Lisboa para falar na National Geographic Summit

Publicado em 18 Abr. 2017 às 14:00, por , em Notícias de cinema (Temas: Bastidores)

Jane Goodall vem a Lisboa para falar na National Geographic Summit

A National Geographic promove em Lisboa, a 25 de maio, no teatro Tivoli, a National Geographic Summit, um evento que trará a Portugal a cientista e ativista Jane Goodall, a fotografa Jodi Cobb e o especialista em desperdício alimentar Tristram Stuart.

De acordo com os organizadores, a conferência tem por objetivo inspirar a tomada de atitudes coletivas que possam transformar o Mundo.

Jane Goodall ficou mundialmente famosa devido à investigação que desenvolveu sobre o comportamento de chimpanzés na Tanzânia. Embora tenha iniciado a carreira como investigadora, ao longo dos anos tornou-se cada vez mais uma ativista. Fundou o Jane Goodall Institute que possui agora 22 representações espalhadas pelo mundo com o fim de aumentar a capacidade de cada indivíduo de agir em prol da melhoria do ambiente.

Em 2000, foi nomeada "Explorer-in-Residence" pela National Geographic. Hoje, esta Mensageira da Paz das Nações Unidas inspira as novas gerações através da Roots and Shoots, um programa ambiental e humanitário de jovens criado por Jane Goodall em colaboração com um grupo de estudantes na Tanzânia, presente em mais de 120 países e com mais de 150 mil membros.

Na sua intervenção no evento, intitulada de "Nature, Humans and Animals", a octogenária parte da sua experiência de vida para inspirar a contribuir para a preservação do planeta como forma de nos protegermos enquanto humanidade.

Jodi Cobb é uma das grandes fotojornalistas da atualidade, premiada pela National Press Photographers Association e pela World Press Photo. Foi ainda a primeira mulher a ser distinguida com o título de White House Photographer of the Year.

Cobb esteve entre os primeiros repórteres a atravessar a China após a abertura das fronteiras. Ali percorreu 11 mil quilómetros em dois meses para fazer o livro "Journey Into China". Foi a primeira fotógrafa a entrar no mundo oculto das mulheres da Arábia Saudita, sendo recebida nos palácios das princesas e nas tendas dos beduínos para um artigo publicado em 1987 na National Geographic Magazine.

Em Lisboa, vai falar da condição humana num mundo interligado, através da sua experiência e do que os seus olhos e a sua câmara captaram ao longo dos anos.

Tristram Stuart é um autor premiado a nível internacional, orador, ativista e especialista em impactos ambientais e sociais decorrentes do desperdício de alimentos. Os seus livros foram descritos como "uma contribuição genuinamente reveladora para a história das ideias humanas" (The Times) e o seu TED talk já foi visto mais de um milhão de vezes. A Feedback, organização que fundou, disseminou o seu trabalho em 12 países em todo o mundo de forma a mudar a atitude da sociedade em relação ao desperdício de alimentos. Tristram é também o fundador da Toast Ale, uma cerveja lançada no Reino Unido em 2016 que é feita com sobras de produção de pão fresco.

Na sua intervenção na National Geographic Summit, Tristram Stuart vai falar sobre o impacto do desperdício alimentar a nível global, lembrando que "reduzir o desperdício de alimentos é uma forma deliciosa de poupar dinheiro, ajudar a alimentar o mundo e proteger o planeta".

A National Geographic Summit terá lugar na quinta-feira, 25 de maio, a partir das 9h30, no Teatro Tivoli, em Lisboa.