Cartaz de cinema

J.K. Rowling vítima de partida por humoristas russos

Publicado em 24 Jun. 2022 às 13:31, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Bastidores)

J.K. Rowling vítima de partida por humoristas russos

A autora de "Harry Potter" foi levada a crer que estava a falar com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

J.K. Rowling foi vítima de um embuste por uma dupla de comediantes russos e levada a acreditar que falava com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Em atividade desde 2011, Vovan e Lexus exibem opiniões coincidentes com as do regime de Putin e costumam ter como alvo individualidades que criticam as autoridades russas. Tornaram-se conhecidos por enganar celebridades como Elton John, o presidente turco Erdogan, Billie Eilish, Bernie Sanders, ou o ex-presidente dos EUA, George W. Bush.  

Rowling qualificou o embuste "de mau gosto" e chama a atenção para o facto de o vídeo ter sido editado, distorcendo a conversa. Um porta-voz refere que a escritora foi atraída para a chamada a pretexto de falar sobre o apoio que presta a crianças e famílias ucranianas afectadas pela guerra.

A fundação Lumos, criada por Rowling, tem trabalhado na Ucrânia e nos países vizinhos para dar apoio a crianças em orfanatos, fornecer alimentação, higiene e cuidados médicos, e ajudar a manter seguras as crianças mais vulneráveis.

Entre as piadas lançadas no vídeo estão comparações entre a cicatriz na testa de Harry Potter e o "Z" que começou por aparecer nos veículos do exército russo para se tornar símbolo da propaganda de apoio a Putin; e referências de teor homofóbico sobre Dumbledore.