Publicado em 11 Jun. 2014 às 14:10, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Imagens)
Pouco se sabia ainda sobre "Inside Out", o próximo da Disney Pixar que decorre na mente de uma menina de 11 anos. até à apresentação do realizador Pete Docter no Annecy International Animation Film Festival.
De acordo com o estúdio, "Inside Out" mudará para sempre o modo como as pessoas pensam sobre o modo como as pessoas pensam. Para Pete Docter, este não só é o projeto mais conceptual da Disney Pixar, como teve início a um nível bastante pessoal.
"É baseado na forte experiência emocional que tive ao ver a minha filha crescer", contou o realizador durante a apresentação do realizador no Annecy International Animation Film Festival.
Ao ver a sua filha Elie fazer 12 anos, notou que grande parte da sua alegria infantil havia desaparecido, tornando-se mais temperamental e reservada. "Há algo que se perde quando crescemos e o filme explora esta mudança num nível emocional" - acrescenta Docter.
O filme centra-se numa menina chamada Riley Anderson, "uma daquelas crianças que parece ter nascido feliz", conta Docter. "Na verdade, Riley não é a nossa personagem principal, mas sim o nosso cenário".
Para demonstrar o que afirmava, Docter exibiu os primeiros cinco minutos do filme, ainda com grande parte desenhada a lápis em modo storyboard.
"Inside Out" tem lugar no subconsciente de Riley, onde uma equipa de emoções antropomorfizadas decide o que a rapariga sente em cada momento, a partir de um painel de controlo semelhante à cabine de comando da nave Enterprise.
A equipa de pesquisa deparou-se com várias teorias científicas sobre o funcionamento da mente, incluindo a de Robert Plutchik que definiu as oito emoções humanas primárias, e que Docter mais tarde reduziu a cinco: Medo (Bill Hader), Tristeza (Phyllis Smith), Alegria (Amy Poehler), Repugnância (Mindy Kaling) e Raiva (Lewis Black) - " é como a nova versão dos sete anões de Walt Disney" brinca. Estas personagens de cores distintas vão ajudar Riley a processar novas experiências e a criar memórias.
Docter explicou ainda que Riley e os seus pais se mudaram de uma zona rural para São Francisco numa idade bastante impressionável, resultando num trauma com a nova escola que força a Alegria e a Tristeza a saírem do painel de controlo para lugares longínquos e desconhecidos da sua mente.
Enquanto o Medo, a Repugnância e a Raiva tentam manter as coisas sobre controlo, a Alegria e a Tristeza colocam as suas diferenças de lado e levam o público numa viagem ao processo de pensamento da Riley. Esta viagem épica implica cruzar áreas como a Terra da Imaginação ("um parque de diversões gigante cheio de tudo o que a Riley sempre sonhou"), um estúdio de cinema onde os pesadelos são feitos, o Comboio do Pensamento (uma locomotiva que consegue seguir em qualquer direção) e o Pensamento Abstrato – a área que Docter gostou mais de passar para o grande ecrã.
"Tinha a certeza de que alguém já tinha tido esta ideia antes", conta Docter. No entanto, "estamos a abordá-la com uma perspectiva poética. Não tenta de todo ser algo científico".
Docter esteve relutante em contar demasiado sobre o filme, mas fez outra revelação bastante pessoal com que se deparou e que espera que leve as pessoas a relacionarem-se com o filme: "Achei que estava a fazer um filme sobre a minha filha, mas a verdade é que estou a fazer um filme sobre eu próprio e a minha relação com ela. O filme é contado a partir da perspectiva de um pai e sendo pai, fez-me pensar outra vez sobre o modo como cresci, a minha adolescência, o que faço e porquê".
A estreia de "Inside Out" em Portugal está marcada para 18 de junho de 2015.