Publicado em 30 Abr. 2020 às 12:42, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)
O IndieLisboa apresenta hoje a maioria dos filmes selecionados para a edição 2020 que terá lugar entre 25 de agosto e 5 de setembro.
A data de apresentação não é aleatória. Sem a doença que obrigou a medidas extraordinárias de proteção, hoje, 30 de Abril, teria lugar a cerimónia de abertura do IndieLisboa, no Cinema São Jorge.
Forçados a agendar o evento para mais tarde, os organizadores revelam agora a programação das diversas secções. A começar pela retrospectiva da obra do realizador senegalês Ousmane Sembène e pela retrospectiva que celebra os 50 anos do Fórum da Berlinale, composta por filmes exibidos na sua primeira edição, em 1971. Na secção Silvestre, o foco estará na realizadora franco-senegalesa Mati Diop, que competiu com a sua primeira longa metragem "Atlantique" no Festival de Cannes.
A competição internacional é composta por 12 longas e 31 curtas metragens.
A programação completa estará disponível a partir do final de Julho no site do IndieLisboa, altura em que também serão revelados os filmes portugueses que integram a Competição Nacional, a secção Novíssimos e as Sessões Especiais, além da programação completa das actividades paralelas.
A 17.ª edição do IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema decorre entre 25 de Agosto e 5 de Setembro no Cinema São Jorge, Culturgest, Cinema Ideal e na Cinemateca Portuguesa (estando as sessões na Cinemateca Portuguesa sujeitas a alterações, dado o funcionamento da própria instituição, habitualmente fechada ao público em Agosto).