Cartaz de cinema

"Ida" em reposição no Cinema Ideal

Publicado em 11 Fev. 2015 às 13:26, por , em Notícias de cinema

"Ida" em reposição no Cinema Ideal

O filme polaco duplamente nomeado para os Oscar volta a estar em exibição a preço reduzido, no Cinema Ideal, em Lisboa.

"Ida", de Pawel Pawlikowski, o filme polaco nomeado para dois Oscars - Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Fotografia - é reposto a partir de amanhã, 12 de Fevereiro, no Cinema Ideal, diariamente, às 23h00 com bilhtes ao preço único de 4,00 Euros.

Além da dupla nomeação para os Oscars, este foi o filme europeu que mais prémios somou entre 2014 e o início de 2015. Ainda há poucos dias somou o BAFTA, da academia britânica, para melhor filme estrangeiro, ao Lux Prize atribuído pelo Parlamento Europeu. Triunfou também nas categorias de melhor filme, melhor realizador e melhor fotografia nos Prémios do Cinema Europeu e está nomeado para um César da academia francesa.

"Ida" leva-nos até à Polónia em 1962, e apresenta-nos, Anna, uma bonita jovem de 18 anos que, em breve, irá celebrar os votos definitivos para se tornar freira no convento onde vive desde que ficou órfã.

Antes, a madre obriga-a a conhecer a única familiar viva, a tia Wanda. Juntas, as duas mulheres embarcam numa viagem à descoberta de si próprias e do passado que têm em comum.

Anna descobre que é judia e que o seu verdadeiro nome é Ida. Esta revelação leva-a a uma jornada para desvendar as suas raízes e confrontar a verdade sobre a sua família.

Ida terá de escolher entre a identidade biológica e a religião que a salvou dos massacres provocados pela ocupação Nazi. Quanto a Wanda, terá de enfrentar as decisões que tomou durante a guerra quando optou pela lealdade à causa em detrimento da família.