Cartaz de cinema

"Ice Merchants" é o primeiro filme português nomeado para um Oscar

Publicado em 24 Jan. 2023 às 15:32, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Temporada de prémios, Oscars, Cinema Português)

"Ice Merchants" é o primeiro filme português nomeado para um Oscar

A produção portuguesa realizada por João Gonzalez integra as nomeações na categoria de melhor curta-metragem de animação.

Portugal tem finalmente um filme nomeado para os Oscars. "Ice Merchants", de João Gonzalez, faz parte dos cinco escolhidos pela academia norte-americana de cinema na categoria de melhor curta-metragem de animação.

Sem diálogos ou narração, o filme parte da rotina de pai e filho que vivem numa casa isolada no topo de uma montanha. Todos os dias saltam de paraquedas para vender o gelo que produzem na pequena aldeia lá em baixo.

"Ice Merchants" concorre ao lado de "The Boy, the Mole, the Fox and the Horse", de Charlie Mackesy e Matthew Freud, "The Flying Sailor", de Amanda Forbis e Wendy Tilby, "My Year of Dicks", de Sara Gunnarsdóttir, e "An Ostrich Told Me the World Is Fake and I Think I Believe It", de Lachlan Pendragon.

De fora ficaram "O homem do lixo", de Laura Gonçalves, também na categoria de curtas de animação, e "O lobo solitário", de Filipe Melo, entre as curtas-metragens em imagem real. Tal como o filme de João Gonzalez, faziam parte da última lista de apurados antes das nomeações.

A lista dos escolhidos foi anunciada esta terça-feira pelos atores Riz Ahmed e Allison Williams.

Jimmy Kimmel será o anfitrião do espectáculo de entrega dos prémios a 12 de março, em Hollywood.