Cartaz de cinema

"I am Greta": filme sobre a activista estreia nos cinemas a 11 de Novembro, coincidindo com a Cimeira Mundial do Clima

Publicado em 31 Out. 2021 às 10:52, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Ciclos de cinema, Celebridades, Bastidores)

"I am Greta": filme sobre a activista estreia nos cinemas a 11 de Novembro, coincidindo com a Cimeira Mundial do Clima

Para lá da exibição do filme, a Midas Filmes organiza debates e sessões especiais em várias cidades do país.

De 31 de outubro a 12 de novembro, líderes de todo o mundo vão estar reunidos em Glasgow na cimeira do clima, uma das mais importantes dos últimos anos. Pouco antes das decisões finais, a 11 de novembro, a Midas Filmes estreia em Portugal o documentário "I Am Greta", filme que teve as primeiras exibições públicas em finais de 2020, nos festivais de Veneza e Toronto.

"I Am Greta" acompanha a jovem activista desde o dia do solitário gesto inicial, a greve às aulas em agosto de 2018. Seguida um pouco por todo o mundo, ganhou alcance planetário fazendo com que os jovens tomassem a dianteira da luta contra as alterações climáticas.

A 12 de novembro, a sexta-feira em que encerra a Cimeira do Clima, o Cinema Ideal em Lisboa dedica um dia especial ao filme com iniciativas onde se inclui uma sessão especial seguida de Debate com intervenções em direto de Glasgow com a presença de jovens dos vários grupos activistas da greve climática estudantil.

No sábado, 13 de novembro, realizam-se sessões especiais em parceria com os Cinemas NOS e o Cinema Trindade em todas as cidades onde a greve climática estudantil conta com representantes: Lisboa (Amoreiras), Porto (Cinema Trindade e Mar Shopping), Coimbra (Alma Shopping), Braga (Parque), Loulé (Mar Algarve), Montijo (Fórum) e Viseu (Fórum).

O realizador Nathan Grossman, começou a seguir Greta Thunberg desde o início da sua acção, muito antes de se ter tornado um ícone para todos os jovens que se preocupam com o futuro do planeta. Acompanhou-a de perto ao longo de mais de um ano, desde as primeiras sextas-feiras de greve às aulas. O filme explora igualmente a luta pessoal de Greta para equilibrar a sua vida pessoal com a atenção e o mediatismo de que é alvo.