Cartaz de cinema

Hoje começa o Indie

Publicado em 28 Abr. 2022 às 14:31, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Cinema Português)

Hoje começa o Indie

A décima nona edição do festival arranca hoje com mais de 250 filmes.

O IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema começa hoje e propõe mais de 250 filmes para ver em algumas das mais emblemáticas salas de cinema da cidade, no regresso ao calendário de sempre, entre abril e maio.

A presença do cinema português é a maior de sempre, com nove filmes na Competição Nacional de Longas. As honras de abertura cabem a um inusitado programa duplo composto por "Albufeira", curta-metragem dos anos 1960 em jeito de mockumentary, assinada por António de Macedo, e "Zéfiro", de José Álvaro de Morais, de 1994, uma caminhada por Lisboa a espreitar a margem sul até ao Algarve. Organizada no âmbito do projecto FILmar, executado pela Cinemateca Portuguesa, a sessão mostra versões restauradas de ambos os filmes.

Para lá da sessão de abertura. no São Jorge podem-se ver duas sessões da secção IndieJúnior e outras tantas do Boca do Inferno, uma selecção de curtas às 21h45 e "Arrebato", um clássico espanhol que se julgava perdido, às 19h15. Às 21h30, na Sala Manoel de Oliveira, é exibido o primeiro de dois filmes que João Botelho estreia no Indielisboa. "Em Um Filme em Forma de Assim", o realizador volta a adaptar Alexandre O'Neill.

Na Culturgest, a secção IndieMusic abre com o documentário "Cesária Évora", de Ana Sofia Fonseca, sobre a cantora caboverdiana.

No Pequeno Auditório, dois nomes recorrentes no festival: o argentino Jonathan Perel e o francês Jean-Gabriel Périot. O primeiro apresenta "Camuflaje", recordação das marcas da ditadura argentina e adaptação do livro "Campo de Mayo", de Felix Bruzzone, que faz do escritor o protagonista. O segundo documenta a história do proletariado francês desde os anos 50 até à actualidade em "Retour à Reims (Fragments)".

No Cinema Ideal, mostram-se os novos filmes de dois nomes grandes do cinema europeu. "Coma", de Bertrand Bonello, às 18h00, e "Rimini", de Ulrich Seidl, às 22h00.

A retrospectiva dedicada a Doris Wishman começa com o clássico "Bad Girls Go To Hell", ponto de entrada perfeito na  obra da realizadora norte-americana. Para ver na Cinemateca, a partir das 21h30.

A 19.ª edição do IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema decorre de 28 de abril até 8 de maio, no Cinema São Jorge, Culturgest, Cinema Ideal, Cinemateca Portuguesa e Jardim Biblioteca Palácio Galveias. A programação completa pode ser consultada no site do festival.