Cartaz de cinema

Harvey Weinstein: do hospital para a prisão

Publicado em 6 Mar. 2020 às 20:18, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Norte-Americano, Celebridades, Bastidores)

Harvey Weinstein: do hospital para a prisão

O antigo produtor condenado por assédio e violação, esteve internado durante dez dias para ser tratado de problemas cardíacos.

O antigo produtor Harvey Weinstein deixou o hospital Bellevue, em Nova Iorque, na quinta-feira, e foi transportado para uma enfermaria da prisão na ilha de Rikers, nas mesma cidade, noticiou a imprensa norte-americana. Internado a 26 de fevereiro, com palpitações e pressão arterial alta, foi submetido a uma angioplastia coronária para desbloquear uma artéria.

Weinstein, de 67 anos, deu entrada no hospital dois dias após ter sido condenado por crimes de violação e assédio. A sentença será conhecida a 11 de março.

As condenações tiveram como base os depoimentos de uma antiga assistente de produção e de uma aspirante a atriz. Os crimes tiveram lugar em 2006 e 2013. Weinstein terá ainda de enfrentar um outro julgamento por acusações do mesme género em Los Angeles.

O escândalo surgiu em outubro de 2017 quando o The New York Times e o New Yorker publicaram histórias de mais de uma dezena de mulheres com alegações de perseguições, abusos e violações, todas envolvendo o produtor ao longo de décadas.

Outros casos vieram a público nas semanas seguintes. No total, cerca de 80 mulheres relataram casos semelhantes com Weinstein que acabou expulso da sua própria empresa.