Cartaz de cinema

"Harry Potter" faz vinte anos

Publicado em 26 Jun. 2017 às 21:20, por , em Notícias de cinema (Temas: Celebridades)

"Harry Potter" faz vinte anos

O primeiro volume das histórias do pequeno feiticeiro foi publicado a 26 de junho de 1997.

Após uma dúzia de recusas de várias editoras, a escritora Joanne Rowling viu o seu livro "Harry Potter e a Pedra Filosofal" publicado a 26 de junho de 1997. Faz hoje vinte anos. O resto é uma história de êxito e popularidade que tornaram a antiga professora de inglês numa personalidade milionária.

Na base de tudo, a vida de um jovem orfão que, no dia do seu 11º aniversário, fica a saber que os seus pais eram feiticeiros e descobre a existência de um mundo de magia que coexiste discretamente com a nossa realidade.

Enviado para estudar na escola de magia e feitiçaria de Hogwarts, encontra um novo mentor na pessoa do mago Dumbledore e desvenda, aos poucos, os acontecimentos que conduziram ao assassinato dos pais às mãos de Voldemort, o vilão central da trama.

É esta narrativa, culminando no confronto final entre Harry e seu arqui-inimigo, que vendeu 450 milhões de exemplares em todo o mundo, ao longo dos sete volumes cuja publicação terminou em 2007.

No meio, chegaram os filmes para amplificar ainda mais o fenómeno alargado à peça de teatro "Harry Potter and the Cursed Child", em 2015, e ao primeiro filme derivado da história original, "Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los", em 2016, além de diversos textos publicados sobretudo no site Pottermore e que contribuíram para alargar e completar o universo criado por Rowling.

No Twitter, a autora celebrou a data com a seguinte declaração:

"Há vinte anos, um mundo em que vivia sozinha abriu-se a outros. Foi maravilhoso. Obrigado."