Publicado em 12 May. 2025 às 11:20, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)
Uma explicação sumária da estrutura do Festival de Cannes, um dos três grandes festivais de cinema europeus, ao lado de Berlim e Veneza.
O Festival de Cannes, consagrado há décadas como uma das mais prestigiadas celebrações do cinema, reúne anualmente personalidades e obras do cinema mundial. Realizado em maio, o evento estende-se por duas semanas e faz parte do clube restrito dos três grandes festivais de cinema realizados na Europa que também integra Berlim e Veneza.
No cerne do festival, situa-se a Seleção Oficial com uma estrutura composta por várias secções.
A escolha dos filmes cabe a um comité de especialistas contratados pelo festival que, anualmente, vê mais de duas mil obras para escolher pouco mais de 50 títulos para as várias secções da Seleção Oficial. À partida, os filmes devem ter sido produzidos nos doze meses anteriores ao festival e não terem sido exibidos anteriormente. Cannes obriga igualmente que todos os concorrentes à Palma de Ouro de longas-metragens tenham estreia comercial nos cinemas franceses - uma medida que visa proteger a exibição em sala e tem afastado empresas de streaming como a Netflix.
Quanto ao palmarés (o conjunto de prémios atribuídos no fim do festival) é atribuído por júris compostos por figuras do cinema mundial - realizadores, atores, ou técnicos de renome.
Nas chamadas "secções paralelas" à Seleção Oficial, o Festival de Cannes alberga programas alternativos, que promovem a diversidade e a inovação no cinema por meio de curadorias independentes: