Cartaz de cinema

Guia do Festival de Cannes

Publicado em 12 May. 2025 às 11:20, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Guia do Festival de Cannes

Uma explicação sumária da estrutura do Festival de Cannes, um dos três grandes festivais de cinema europeus, ao lado de Berlim e Veneza.

O Festival de Cannes, consagrado há décadas como uma das mais prestigiadas celebrações do cinema, reúne anualmente personalidades e obras do cinema mundial. Realizado em maio, o evento estende-se por duas semanas e faz parte do clube restrito dos três grandes festivais de cinema realizados na Europa que também integra Berlim e Veneza.

No cerne do festival, situa-se a Seleção Oficial com uma estrutura composta por várias secções.

A escolha dos filmes cabe a um comité de especialistas contratados pelo festival que, anualmente, vê mais de duas mil obras para escolher pouco mais de 50 títulos para as várias secções da Seleção Oficial. À partida, os filmes devem ter sido produzidos nos doze meses anteriores ao festival e não terem sido exibidos anteriormente. Cannes obriga igualmente que todos os concorrentes à Palma de Ouro de longas-metragens tenham estreia comercial nos cinemas franceses - uma medida que visa proteger a exibição em sala e tem afastado empresas de streaming como a Netflix.

Quanto ao palmarés (o conjunto de prémios atribuídos no fim do festival) é atribuído por júris compostos por figuras do cinema mundial - realizadores, atores, ou técnicos de renome.

Seleção Oficial

  • Competição: nesta secção os filmes competem pela Palma de Ouro, o prémio máximo do festival e reconhecimento de excelência cinematográfica.
  • Un Certain Regard (Um Certo Olhar): destinada a obras com visões originais e provenientes de culturas diversas, esta secção atribui o Prix Un Certain Regard, destacando propostas que se desviam da narrativa convencional.
  • Fora de Competição: agrupa filmes de perfil mais comercial, selecionados para estreias mundiais em sessões gala, sem estarem envolvidos na competição.
  • Sessões da Meia-noite: sessões de gala realizadas à meia-noite, também fora de concurso.
  • Cannes Premieres: reservado a filmes de grandes nomes do cinema mundial, fora de competição.
  • Special Screenings: nesta secção, obras escolhidas são projetadas num ambiente especialmente adaptado à sua identidade, realçando a preocupação do festival em valorizar cada proposta na sua singularidade.
  • Cinéfondation: focada num contingente de curtas e média-metragens provenientes de escolas de cinema internacionais, destina-se a impulsionar jovens talentos.
  • Competição de Curtas-metragens: dedicada às curtas-metragens que concorrem à Palma de Ouro nesta categoria.
  • Cannes Classics: Celebra o património cinematográfico através da exibição de documentários sobre o cinema e obras históricas, apresentadas em versões novas ou restauradas.
  • Cinéma de la Plage: Sessões ao ar livre, na praia, onde o público tem a oportunidade de assistir a filmes clássicos e a algumas propostas contemporâneas, num ambiente descontraído.

Secções Paralelas

Nas chamadas "secções paralelas" à Seleção Oficial, o Festival de Cannes alberga programas alternativos, que promovem a diversidade e a inovação no cinema por meio de curadorias independentes:

  • Semaine de la Critique (Semana da Crítica): Criada em 1962 pelo Sindicato Francês de Críticos de Cinema, esta secção dedica-se à descoberta de jovens talentos, promovendo primeiras e segundas obras. A programação inclui curtas e 10 longas, culminando na atribuição de quatro prémios: o Grand Prix e o Prix du Jury para os longas-metragens; o Prix Découverte para as curtas; e o Prix Fondation Louis Roederer da Revelação, destinado a reconhecer a excelência numa interpretação.
  • Quinzaine des Cinéastes (Quinzena dos Cineastas): Instituída em 1969, esta seleção não competitiva aposta na vanguarda e tem sido o berço de grandes realizadores. A seleção abrange curtas e longas-metragens, sejam ficções, documentários, animações, ou filmes em imagem real. A Quinzaine tem por missão promover o encontro entre novas gerações e cineastas consagrados, num espaço onde o risco e a criatividade se encontram.
  •  L'ACID (Association for Independent Cinema and its Distribution): Lançada em 1992, a mais recente das secções paralelas foca-se na promoção de filmes independentes, com especial atenção às obras que não dispõem de distribuidor em França e às primeiras longas-metragens dos realizadores emergentes. Organizada por uma associação de cineastas, visa dinamizar a distribuição cinematográfica destes filmes e fomentar o debate entre realizadores e público.